Nesta quinta, a Seção de Educação no Trânsito realiza parada educativa na rotatória da entrada principal da Universidade de Uberaba, na Nenê Sabino
Na próxima semana, agentes de trânsito vão pintar borboletas nos locais onde ocorreram acidentes com vítimas fatais pela cidade (Foto/Divulgação)
A Seção de Educação no Trânsito e parceiros promovem ação em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. A data é comemorada no terceiro domingo de novembro em todo o mundo e tem iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) e de países membros da comunidade internacional. Em Uberaba, a data é reconhecida pela Lei Municipal 13.699 de 2022.
No dia 14 de novembro será feita uma parada educativa na avenida Nenê Sabino, na rotatória em frente à entrada principal da Uniube, com abordagem nos dois sentidos da via, em ação simbólica em homenagem às vítimas de trânsito da cidade de Uberaba.
A partir do dia 18 até o dia 29 de novembro, a Seção de Educação no Trânsito e demais parceiros irão pintar borboletas no asfalto, nos pontos da cidade onde houve óbitos constatados no local em perímetro urbano. As borboletas simbolizam as vidas perdidas de forma precoce e trágica nos acidentes de trânsito.
A chefe da Seção de Educação no Trânsito, Deluma Rodrigues, explicou que as borboletas representam a fragilidade e a preciosidade da vida humana, bem como a transformação e a esperança de um futuro com mais segurança nas vias. “Ao serem pintadas nos locais onde ocorreram óbitos, as borboletas evocam a memória das vítimas, buscando sensibilizar toda a sociedade sobre o impacto dos sinistros de trânsito em nossa sociedade, e reforçam o compromisso com a preservação da vida no trânsito”, ressaltou.
Deluma enfatizou ainda, que a intenção é sensibilizar os uberabenses sobre o impacto dos acidentes de trânsito, os sonhos interrompidos e a responsabilidade de todos para um trânsito mais seguro. “Que as vidas perdidas nos sinistros sirvam de aprendizado e que a dor pela perda de entes queridos nos faça refletir sobre a importância de sermos mais cautelosos. Ao praticarmos gentileza e empatia no trânsito, podemos contribuir para preservar vidas e tornar as vias mais seguras para todos", completou.
A celebração do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito 2024 conta com a parceria das concessionárias das rodovias EPR, Eco050 e Triunfo Concebra, Uniube, Autoescola Rezende, Smurfit Kappa, Sest/Senat, Empresa de Transportes Líder e equipe da vereadora Luciene Fachinelli.