A Prefeitura de Uberaba inicia, nesta segunda-feira (27), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O objetivo é imunizar todo o público menor de 5 anos, de acordo com a avaliação do Cartão de Vacinas. Por isso, é fundamental que pais, mães ou responsáveis levem a caderneta das crianças. As doses serão aplicadas de segunda a sexta-feira, em todas as salas de vacinação do Município.
A poliomielite, também chamada de polio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode acarretar paralisias musculares irreversíveis. Os membros inferiores são os mais atingidos.
Para tanto, essa estratégia de vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no País desde 1994.
A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de 5 anos de idade devem ser vacinadas, conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional.
O esquema vacinal para menores de 1 ano prevê três doses injetáveis, aos 2, 4 e 6 meses. Já as crianças de 1 a 4 anos que estiverem com esse esquema vacinal completo deverão receber a dose oral da vacina.
Confira abaixo quais salas de vacina funcionam até às 20h:
- UMS Aluízio Prata (Elza Amui)
- UMS Álvaro Guaritá (Vallim de Melo)
- UMS Roberto Árabe Abdanur (Mercês)
- UMS Valdemar Hial Júnior (Tancredo Neves)
- UMS Ézio de Martino (Boa Vista)
- UMS Tibúrcio Teixeira dos Santos (Abadia)
- UBS Doutor Romes Cecílio (Morumbi)
As salas de vacina das demais unidades funcionam, diariamente, das 8h às 16h.
Balanço – Dia D de Multivacinação no último sábado (25), em 16 unidades de saúde do município, aplicou um total de 2.043 doses de vacinas contra gripe, dengue e outros imunizantes de rotina.