De acordo com o Boletim Epidemiológico da Dengue, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Uberaba registrou 15.346 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue, com 16 mortes em decorrência da doença.
Já em relação à febre chikungunya, foram registrados, segundo o boletim da SES-MG, 19 casos suspeitos, com uma morte em decorrência da doença. Sobre o zika vírus, há um caso registrado em Uberaba.
Minas Gerais registrou 395.853 casos prováveis de dengue. Desse total, 299.268 foram confirmados para a doença. Há 192 óbitos confirmados por dengue no Estado e 69 óbitos em investigação.
Em relação à febre chikungunya, foram registrados 91.948 casos prováveis da doença, dos quais 75.238 foram confirmados. Até o momento, foram confirmados 42 óbitos por chikungunya em Minas Gerais e 19 estão em investigação.
Quanto ao vírus Zika, até o momento foram registrados 144 casos prováveis. Há 32 confirmados para a doença e não há óbitos por zika em Minas Gerais, até o momento.
A SES-MG informou que o boletim é atualizado quinzenalmente e o painel de arboviroses, semanalmente.
No Brasil, os casos de dengue aumentaram 21% em relação ao ano passado, no comparativo de janeiro a novembro, conforme Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.
Especialistas alertam para um risco de epidemia em 2024 pelo sorotipo 3, que voltou a circular no país em 2023. O Ministério da Saúde informou que neste ano, apesar da volta do sorotipo 3, o predomínio nos casos registrados foi dos tipos 1 e 2.