Autarquia explica que oscilações de pressão na rede, provocadas pelas manobras de reservatórios durante o período seco, têm causado rompimentos em diferentes bairros
As manobras frequentes de abertura e fechamento dos reservatórios de água em Uberaba, realizadas para recuperar os níveis de reservação durante o período seco, têm ocasionado vazamentos em diversos pontos da cidade, segundo informações da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau). A autarquia ressalta que equipes de manutenção estão mobilizadas para atender às demandas, priorizando os casos de maior impacto.
Nesta semana, leitor do Jornal da Manhã registrou uma queixa de vazamento na rua Dr. Antônio José de Barros, no Parque do Mirante. Segundo relatos, a água escorre pela via há pelo menos uma semana, causando preocupação entre os moradores da região.
Segundo a Codau, a Ordem de Serviço referente ao reparo deste endereço está no cronograma e deve ser executada até este sábado (18). A expectativa é que, após o reparo, a situação seja normalizada, minimizando os impactos para os moradores e assegurando o funcionamento adequado da rede de abastecimento na região.
Casos como este têm sido recorrentes na cidade e a autarquia atribui alguns deles às manobras frequentes de fechamento e abertura dos reservatórios, devido ao período seco, para que haja a recuperação dos níveis de reservação, o que pode gerar oscilação de pressão na rede e, com isso, aumentar os vazamentos. “Toda equipe de manutenção de água da Codau está focada para atender as demandas relacionadas à rede quebrada, sobretudo, os vazamentos de maior proporção, seguidos pelos de menor potencial”, ressaltou em nota.
A companhia reforçou ainda que é fundamental que as pessoas entrem em contato com o Fale Codau para comunicar estas situações o mais rápido possível. O número para os registros de ocorrências é o 115.