IMUNIZAÇÃO

Uberaba não atingiu meta na vacinação contra Influenza

Tito Teixeira
Publicado em 12/07/2023 às 21:04Atualizado em 13/07/2023 às 12:41
Compartilhar
Ações de vacinação em locais de grande movimento de pessoas é uma alternativa para alcançar o maior público possível (Foto/Rodrigo Garcia)

Ações de vacinação em locais de grande movimento de pessoas é uma alternativa para alcançar o maior público possível (Foto/Rodrigo Garcia)

O programa Vacina Aqui Empresas iniciará uma nova etapa na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) e no Praça Uberaba Shopping, nesta sexta-feira (14), das 9h às 17h. Conforme dados do Ministério da Saúde (MS), em Uberaba 97.509 doses de vacina contra a Influenza foi aplicada, ainda  distante do público alvo de 127.951 pessoas, o que representa 73,84% do estabelecido pelo MS.

De acordo com a Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura de Uberaba, a população poderá buscar pelos imunizantes contra a Covid-19 (vacina bivalente), influenza (gripe), meningite e febre amarela.

Em relação à vacina bivalente, imunizante contra a Covid-19, o site Uberaba contra Covid registra que apenas 36.166 pessoas receberam a dose da vacina que promove a imunização para novas variantes do coronavírus, além da cepa original. Aplicada em dose única, essa nova vacinação é considerada mais eficaz. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a produção de dois tipos desse imunizante, feitos a partir da subvariante Ômicron e a empresa responsável pela produção da vacina é a farmacêutica multinacional Pfizer.

A vacina contra a influenza está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade, além de continuar com a vacinação para os grupos prioritários já definidos pelo Ministério da Saúde.

A vacina bivalente contra a Covid-19 está disponível para todas as pessoas acima de 18 anos, desde que tenham recebido ao menos duas doses de vacinas monovalentes. Vale reforçar que é necessário respeitar o intervalo mínimo recomendado de 4 meses entre a vacina bivalente e a dose da monovalente.

A vacina contra a febre amarela é segura e considerada a medida mais eficaz para evitar casos graves e mortes pela doença. Depois de imunizado, segundo dados do MS, a pessoa está protegida por toda a vida. A vacina contra a febre amarela é gratuita e é disponibilizada pelo SUS.

A chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Fernanda Mendonça, disse que a iniciativa tem o intuito de alcançar uma maior parcela da população uberabense, ampliando ainda mais os pontos de vacinação na cidade. “Buscamos alcançar o máximo de pessoas vacinadas no Município e acreditamos que levar essas vacinas até os estabelecimentos comerciais irá facilitar para atender a população”, pontuou.

Para se vacinar, é importante apresentar o Cartão de Vacinas, documento pessoal com foto ou Cartão do SUS.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por