Ações de vacinação em locais de grande movimento de pessoas é uma alternativa para alcançar o maior público possível (Foto/Rodrigo Garcia)
O programa Vacina Aqui Empresas iniciará uma nova etapa na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) e no Praça Uberaba Shopping, nesta sexta-feira (14), das 9h às 17h. Conforme dados do Ministério da Saúde (MS), em Uberaba 97.509 doses de vacina contra a Influenza foi aplicada, ainda distante do público alvo de 127.951 pessoas, o que representa 73,84% do estabelecido pelo MS.
De acordo com a Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura de Uberaba, a população poderá buscar pelos imunizantes contra a Covid-19 (vacina bivalente), influenza (gripe), meningite e febre amarela.
Em relação à vacina bivalente, imunizante contra a Covid-19, o site Uberaba contra Covid registra que apenas 36.166 pessoas receberam a dose da vacina que promove a imunização para novas variantes do coronavírus, além da cepa original. Aplicada em dose única, essa nova vacinação é considerada mais eficaz. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a produção de dois tipos desse imunizante, feitos a partir da subvariante Ômicron e a empresa responsável pela produção da vacina é a farmacêutica multinacional Pfizer.
A vacina contra a influenza está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade, além de continuar com a vacinação para os grupos prioritários já definidos pelo Ministério da Saúde.
A vacina bivalente contra a Covid-19 está disponível para todas as pessoas acima de 18 anos, desde que tenham recebido ao menos duas doses de vacinas monovalentes. Vale reforçar que é necessário respeitar o intervalo mínimo recomendado de 4 meses entre a vacina bivalente e a dose da monovalente.
A vacina contra a febre amarela é segura e considerada a medida mais eficaz para evitar casos graves e mortes pela doença. Depois de imunizado, segundo dados do MS, a pessoa está protegida por toda a vida. A vacina contra a febre amarela é gratuita e é disponibilizada pelo SUS.
A chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Fernanda Mendonça, disse que a iniciativa tem o intuito de alcançar uma maior parcela da população uberabense, ampliando ainda mais os pontos de vacinação na cidade. “Buscamos alcançar o máximo de pessoas vacinadas no Município e acreditamos que levar essas vacinas até os estabelecimentos comerciais irá facilitar para atender a população”, pontuou.
Para se vacinar, é importante apresentar o Cartão de Vacinas, documento pessoal com foto ou Cartão do SUS.