UM ANO

Uberaba não terá evento para lembrar os atos de 8 de janeiro

Representantes de movimentos populares lamentam a falta de mobilização em favor da democracia fora do campo virtual

Tito Teixeira
Publicado em 08/01/2024 às 12:03
Compartilhar
Depredação em prédios públicos durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 (Foto/Reprodução Redes Sociais)

Depredação em prédios públicos durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 (Foto/Reprodução Redes Sociais)

Uberaba não tem nenhum evento convocado para lembrar os atos de 8 de janeiro do ano passado. A data marca um ano da invasão e depredação do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF) por manifestantes inconformados com a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além da capital federal, outros municípios terão atos nesta segunda-feira (8).

Nas redes sociais e nos grupos de mensagens, representantes de movimentos populares lembraram a data, mas lamentaram a não realização de um evento em Uberaba em defesa da democracia. Vale lembrar que durante as investigações da Operação Lesa Pátria, desencadeada pela Polícia Federal, houve cumprimentos de mandados, inclusive de prisão, em Uberaba. A operação chega à 23ª fase nesta segunda-feira (8), data que marca um ano dos atos antidemocráticos em Brasília.

Entre as questões abordadas pelos representantes desses movimentos está a falta de mobilização para levar as pessoas as ruas, dos movimentos, de fazer parte das lutas da classe trabalhadora. A avaliação é que há falta de estratégia para se aproximar das pessoas, uma vez que as discussões têm se tornado mais frequente no mundo virtual.

Em todo o Brasil, o evento mais significativo ocorrerá no Congresso Nacional, em Brasília, às 15h, e reunirá Lula, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, além de governadores, ministros, parlamentares e representantes da sociedade civil e do Poder Judiciário. O governador Romeu Zema (Novo) também participará.

Não apenas em Uberaba não ocorreram mobilizações. Em todo o Brasil, a agenda continha poucas cidades com alguma movimentação. Estavam marcados atos em Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Aracaju (SE), Rio de Janeiro (RJ), João Pessoa (PB), Salvador (BA), Goiânia (GO), Vitória (ES), Campo Grande (MS), Araraquara (SP) e São Paulo (SP).

Em Brasília, as primeiras manifestações ocorreram nesse domingo (7). Partidos de esquerda e organizações sociais, incluindo a CUT-DF, aproveitaram que a rodovia DF-002 (Eixão) é fechada para o trânsito de veículos e liberada para pedestres e ciclistas e promoveram o chamado Ato em Defesa da Democracia, na altura do 208 Norte. A proposta de antecipar o evento era, além de aproveitar a concentração de frequentadores do chamado Eixão do Lazer, não concorrer com o ato oficial, no Congresso.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por