Há expectativa de retorno do Grupo de Tabagismo em todas as UBS em agosto
A dependência ocorre pela presença da nicotina nos produtos à base de tabaco (Foto/Ilustrativa)
Fumantes uberabenses que queiram largar o vício podem procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) para buscar o serviço antitabagismo da Prefeitura. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o tratamento é gratuito e focado na questão comportamental, para além da prescrição de medicamentos.
Na grande maioria das vezes, abandonar o cigarro requer mudanças de hábitos e uma abordagem abrangente. Por isso, os profissionais da Saúde em Uberaba orientam os pacientes sobre as melhores estratégias para deixar o vício e acompanham seu progresso ao longo do processo.
Além disso, as unidades realizam a busca ativa por meio dos Agentes Comunitários de Saúde, que encaminham os fumantes para o atendimento adequado. Psicólogos também estão disponíveis para avaliar os pacientes e encaminhá-los para atendimento em grupo ou individual, de acordo com as necessidades e preferências de cada indivíduo.
Desta forma, para que a medicação seja entregue ao usuário, ele tem que estar em acompanhamento na UBS. Os remédios já estão em estoque, segundo a SMS.
Neste mês, os profissionais receberam capacitação sobre o tabagismo para reativação dos grupos especializados nas unidades. A programação é que o programa específico esteja em funcionamento em todas as UBS em agosto.
Em julho, o Grupo de Tabagismo está ativo na UMS Aluízio Prata, no bairro Elza Amuí.