(Foto/Arquivo JM)
O Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism) intensifica neste mês as ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, durante o “Agosto Dourado”.
De acordo com a programação elaborada pela coordenação do Caism, será realizada uma série de palestras no projeto Sala de Espera e também capacitações.
As capacitações vão acontecer nos dias 3, 8 e 22 de agosto e terão como público-alvo os profissionais da saúde, entre eles: nutricionistas, ginecologistas, pediatras e os da área da enfermagem.
O projeto Sala de Espera do Caism será promovido durante todo o mês com temas sobre aleitamento materno e serviços prestados pelo Banco de Leite Humano.
O mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado” por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
Segundo dados do Caism, atualmente, o Banco de Leite Humano de Uberaba conta com 33 doadoras. O leite é pasteurizado e distribuído para as UTIs Neonatais do Hospital de Clínicas da UFTM e do Mário Palmério Hospital Universitário, em atendimento aos bebês internados.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
Segundo a gerente do Caism, Ana Paula Custódio, o objetivo da ação é estimular e promover o debate sobre o aleitamento materno.
O leite materno é considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida. É nele que estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o saudável desenvolvimento dos bebês.