Vacina que será distribuída aos municípios, inclusive Uberaba, é a Qdenga (Foto/Divulgação/Takeda)
O Sistema Único de Saúde (SUS) irá ofertar a vacina que protege contra a dengue, conhecida como Qdenga, a partir de fevereiro. A reportagem do Grupo JM de Comunicação apurou que a Rede Municipal de Saúde disponibilizará a vacina em Uberaba.
Ainda não é possível precisar quantas doses da vacina contra a dengue chegarão a Uberaba, uma vez que o quantitativo e o cronograma dependem do Ministério da Saúde. Segundo o governo federal, em fevereiro serão distribuídas 460 mil doses para todo o País, quantitativo que sobe para 470 mil em março e chega a 1,65 milhão em maio e mais 1,65 milhão em agosto.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil será o primeiro país no mundo a realizar a vacinação contra a dengue pelo sistema público de saúde. Serão entregues 5.082 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro. Inicialmente, a vacinação será focada em público e regiões prioritárias. Cerca 3,1 milhões de pessoas poderão ser imunizadas com a Qdenga.
A vacina Qdenga é aprovada para a prevenção da dengue em indivíduos na União Europeia (UE)/Espaço Econômico Europeu (EEE) — incluindo todos os Estados-Membros da UE e Irlanda do Norte, bem como países do EEA (Islândia, Liechtenstein, Noruega) e Grã-Bretanha. Nestes países a orientação é vacinar os viajantes para áreas endêmicas. Indonésia e Tailândia também aprovaram o registro da vacina, assim como a Argentina, que ainda não incorporou o imunizante ao sistema de saúde local.
A dengue pode ser assintomática ou apresentar formas mais graves, evoluindo ocasionalmente ao óbito. A forma viral clássica envolve sinais e sintomas como: fraqueza muscular, sonolência, recusa da alimentação e de líquidos, vômitos, diarreia ou fezes amolecidas. Em Uberaba, desde o ano passado, foram registrados 4.475 casos de dengue, com 16 mortes confirmadas e uma, em investigação. Quanto às notificações, elas chegam a 14.848.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até junho de 2023, ocorreram 2.162.214 de casos e 974 mortes por dengue no mundo. Em 2022, foram notificados 2.803.096 casos de dengue na Região das Américas, sendo a maior parte deles no Brasil (2.383.001), que também liderou a ocorrência de formas graves, juntamente com a Colômbia.
Ante à projeção de aumento de casos no Brasil nos próximos meses, o Ministério da Saúde vai investir R$ 256 milhões no fortalecimento da vigilância das arboviroses. A pasta também inaugurou a Sala Nacional de Arboviroses (SNA), espaço permanente que vai permitir o monitoramento em tempo real dos locais com maior incidência de dengue, chikungunya e Zika para preparar o Brasil em uma eventual alta de casos dessas doenças nos próximos meses.
Veja também: Brasil bate recorde de mortes por dengue em 2023