QDENGA

Uberaba pode receber vacina contra a dengue em fevereiro

Quantitativo e cronograma ainda aguardam definições do Ministério da Saúde, que anunciou o repasse de 460 mil doses contra a dengue aos municípios brasileiros em fevereiro

Tito Teixeira
Publicado em 08/01/2024 às 11:51
Compartilhar
Vacina que será distribuída aos municípios, inclusive Uberaba, é a Qdenga (Foto/Divulgação/Takeda)

Vacina que será distribuída aos municípios, inclusive Uberaba, é a Qdenga (Foto/Divulgação/Takeda)

O Sistema Único de Saúde (SUS) irá ofertar a vacina que protege contra a dengue, conhecida como Qdenga, a partir de fevereiro. A reportagem do Grupo JM de Comunicação apurou que a Rede Municipal de Saúde disponibilizará a vacina em Uberaba.

Ainda não é possível precisar quantas doses da vacina contra a dengue chegarão a Uberaba, uma vez que o quantitativo e o cronograma dependem do Ministério da Saúde. Segundo o governo federal, em fevereiro serão distribuídas 460 mil doses para todo o País, quantitativo que sobe para 470 mil em março e chega a 1,65 milhão em maio e mais 1,65 milhão em agosto.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil será o primeiro país no mundo a realizar a vacinação contra a dengue pelo sistema público de saúde. Serão entregues 5.082 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro. Inicialmente, a vacinação será focada em público e regiões prioritárias. Cerca 3,1 milhões de pessoas poderão ser imunizadas com a Qdenga.

A vacina Qdenga é aprovada para a prevenção da dengue em indivíduos na União Europeia (UE)/Espaço Econômico Europeu (EEE) — incluindo todos os Estados-Membros da UE e Irlanda do Norte, bem como países do EEA (Islândia, Liechtenstein, Noruega) e Grã-Bretanha. Nestes países a orientação é vacinar os viajantes para áreas endêmicas. Indonésia e Tailândia também aprovaram o registro da vacina, assim como a Argentina, que ainda não incorporou o imunizante ao sistema de saúde local.

A dengue pode ser assintomática ou apresentar formas mais graves, evoluindo ocasionalmente ao óbito. A forma viral clássica envolve sinais e sintomas como: fraqueza muscular, sonolência, recusa da alimentação e de líquidos, vômitos, diarreia ou fezes amolecidas. Em Uberaba, desde o ano passado, foram registrados 4.475 casos de dengue, com 16 mortes confirmadas e uma, em investigação. Quanto às notificações, elas chegam a 14.848.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até junho de 2023, ocorreram 2.162.214 de casos e 974 mortes por dengue no mundo. Em 2022, foram notificados 2.803.096 casos de dengue na Região das Américas, sendo a maior parte deles no Brasil (2.383.001), que também liderou a ocorrência de formas graves, juntamente com a Colômbia.

Ante à projeção de aumento de casos no Brasil nos próximos meses, o Ministério da Saúde vai investir R$ 256 milhões no fortalecimento da vigilância das arboviroses. A pasta também inaugurou a Sala Nacional de Arboviroses (SNA), espaço permanente que vai permitir o monitoramento em tempo real dos locais com maior incidência de dengue, chikungunya e Zika para preparar o Brasil em uma eventual alta de casos dessas doenças nos próximos meses.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por