Atualmente, os passageiros de Uberaba precisam viajar para Congonhas ou Confins pelos voos da Gol Linhas Aéreas ou da Azul Linhas Aéreas e fazer conexões (Foto/Divulgação)
Ainda sem previsão de início, Uberaba deve ganhar um voo com destino ao Rio de Janeiro pela empresa Total Linhas Aéreas. Também está nos planos um voo direto para Brasília, como noticiado em primeira mão pelo Jornal da Manhã. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, as viagens serão realizadas por aeronaves do modelo ATR-72.
De acordo com Rui, as negociações com a empresa ocorrem há mais de seis meses. O titular da pasta conta que a Total Linhas Aéreas, sediada em Curitiba, está em transição para voltar a atuar no transporte de passageiros. “A Total operava no transporte de passageiros, depois passou a atuar no transporte de cargas, e agora está voltando ao transporte de passageiros. Estamos negociando, e a Aena tem nos ajudado bastante”, afirma.
Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) apontam que, entre janeiro e dezembro de 2023, a empresa transportou 1.347 passageiros em voos fretados. Além disso, a empresa movimentou 21,1 mil toneladas de cargas.
No entanto, o secretário afirma que, neste momento, as chances de a empresa se estabelecer na cidade são de 50%. “Eu não posso garantir, não queria adiantar muito, mas como já foi adiantado, vou comentar. Pode acontecer, pode não acontecer. E eu gosto de falar sobre coisas concretas, mas é uma possibilidade", reforça.
Atualmente, os passageiros de Uberaba precisam viajar para Congonhas ou Confins pelos voos da Gol Linhas Aéreas ou da Azul Linhas Aéreas e fazer conexões. As duas empresas são as únicas que prestam o serviço no Aeroporto de Uberaba.
“Se você pegar o voo da Gol, que vai para Congonhas, que opera às terças, quintas e domingos, você chega a Congonhas e, em meia hora ou quarenta minutos, tem uma conexão para Brasília, então chega rapidinho também. O voo da Azul, se você pegar aquele do final da tarde aqui para Confins, também tem uma conexão, meia hora ou quarenta minutos depois, para Brasília. Então, são duas conexões importantes, e se você comprar com antecedência, tem um preço muito bom”, aponta o titular da Sedec.
Rui também pontua que o início das atividades aéreas pela empresa era previsto para o fim de setembro e começo de outubro. No entanto, devido às enchentes no Rio Grande do Sul, a empresa está com uma aeronave comprometida. "Eles perderam uma aeronave no aeroporto de Porto Alegre, ela ficou inundada, e isso atrapalhou. Eles ainda estão verificando se há condições de recuperar essa aeronave e estão tentando trazer novas aeronaves de aluguel. Eles estão para vir aqui fazer uma reunião, e eu até prometi a eles que faremos uma grande festa, como fizemos no voo inaugural da Gol", finaliza.