A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds) publicou, no Diário Oficial do Município, Porta-Voz, desta segunda-feira (8), o edital da 19ª edição do Casamento Comunitário, marcado para 21 de junho. A inscrição começa na próxima segunda-feira (15). Serão oferecidas 100 vagas. A iniciativa é uma parceria com o Cartório do 2º Registro Civil das Pessoas Naturais de Uberaba.
A inscrição deve ser feita entre 15 e 26 de abril, de forma presencial, na sede da Secretaria, das 9h às 16h. O endereço é Rua Lauro Borges, nº 97 - Estados Unidos. Ambos os nubentes devem estar presentes no ato de inscrição.
Leia também: Uberaba registrou 1.212 casamentos em 2023
O objetivo do Casamento Comunitário é estabelecer a comunhão plena de vida de casais de baixa renda que convivem em união estável, ou não, por meio de cerimônia civil e de manifestação da vontade das partes.
Os requisitos para se candidatar são idade mínima de 16 anos, renda por pessoa de até um salário mínimo e residir em Uberaba há mais de três anos. Os documentos necessários para a inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura de Uberaba e no Porta-Voz.
Serão selecionados os 100 primeiros casais inscritos que cumprirem as exigências do edital. Em caso de desistência ou anulação, outros candidatos serão chamados por ordem sequencial, desde que haja tempo para o trâmite da documentação junto ao cartório.
O Casamento Comunitário será realizado no dia 21 de junho, às 18h, no Centro Cultural Cenecista Joubert de Carvalho, na Rua Ludovice, 370 - Abadia. No ano passado, 90 casais formalizaram a união civil em cerimônia no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, ao som da Orquestra Municipal.