Conferência acontece nos dias 16 e 17 de maio, no Anfiteatro da Prefeitura Municipal "Mário Pimenta Camargo" (Foto: Reprodução)
Pela primeira vez, Uberaba promove a Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+, um espaço de escuta, construção coletiva e debate sobre políticas públicas voltadas à promoção da cidadania e inclusão da comunidade. Convocada oficialmente pelo Decreto Municipal nº 0555/2025, a conferência acontece nos dias 16 e 17 de maio, no Anfiteatro da Prefeitura Municipal "Mário Pimenta Camargo", com entrada gratuita e participação aberta ao público.
A programação tem início na quinta-feira (16), das 18h às 21h, e segue na sexta-feira (17), das 9h às 17h. A iniciativa está em consonância com a realização da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ e é coordenada pela Comissão Organizadora, presidida pela Coordenadoria da Diversidade LGBT+, com apoio da Fundação Cultural de Uberaba.
Com o tema “Construindo a Política Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+”, a conferência é organizada em quatro eixos centrais: Enfrentamento à violência LGBTQIAPN+; Trabalho digno e geração de renda à população LGBTQIAPN+; Interseccionalidade e internacionalização e Institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.
O evento busca reunir representantes da sociedade civil, ativistas, profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social e gestores públicos para propor diretrizes concretas que garantam mais direitos, dignidade e segurança à comunidade, no município.
Durante os dois dias, os participantes poderão apresentar propostas que serão sistematizadas pela comissão organizadora e encaminhadas ao poder público, contribuindo para a criação do Plano Municipal de Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania das Pessoas LGBTQIAPN+. Além de orientar políticas públicas, a conferência também é uma oportunidade de fortalecer redes de apoio, trocar experiências e ampliar a visibilidade da pauta, em um espaço democrático e participativo.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio de formulário. Para mais informações, acesse o perfil oficial da Coordenadoria no Instagram: @lgbt.prefuberaba.