A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais-MG (SES-MG), disponibilizou aos municípios cerca de quatro milhões de doses da vacina antirrábica animal para a campanha de 2023, que vai ocorrer entre os meses de agosto e setembro. A expectativa é imunizar 80% da população canina e felina em todo o estado. Segundo informações divulgadas pela Prefeitura de Uberaba, a aplicação das doses começa nesta terça-feira (1º) e a expectativa é que cerca de 47 mil animais, entre cães e gatos, sejam vacinados.
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) Uberaba informa que foram disponibilizadas 35.325 doses de vacina antirrábica para o município de Uberaba. Uma nova remessa será entregue no mês de agosto. O quantitativo ainda será definido.
Em 2021, a cobertura vacinal canina foi de 94%. A felina foi de 103% - considerando animais em trânsito (de outros estados que estavam no território durante a campanha) ou que tomam mais de uma dose -, num total de 4.028.810 animais vacinados. Já em 2022, 88% da população canina e 91% da felina receberam a vacina, com 3.877.802 animais imunizados.
A raiva, também chamada de hidrofobia, é uma doença provocada por um vírus do gênero Lyssavirus que causa grande inchaço do cérebro e compromete o sistema nervoso central.
É uma doença contagiosa considerada grave, com alto nível de letalidade. A contaminação por raiva humana ocorre quando a pessoa é mordida, lambida ou mesmo arranhada por animais infectados, principalmente gatos, cachorros e morcegos. A melhor forma de prevenir a difusão dessa zoonose é a vacinação. Por isso, os animais domésticos (cães e gatos), a partir dos três meses de idade, devem ser vacinados pelo menos uma vez por ano.
Todo cão e gato que apresentar mudança brusca de comportamento ou sinais e sintomas compatíveis com a raiva, tais como salivação abundante, dificuldade para engolir, alteração nos hábitos alimentares e paralisia, é considerado suspeito e deve ser levado ao veterinário.
“Caso o animal apresente qualquer sintoma, é muito importante entrar em contato com o serviço de zoonoses do município para notificar a mudança de comportamento para o monitoramento adequado”, ressalta Mariana Brito.
Em caso de agressão por cães, gatos ou outros animais, a pessoa exposta deve lavar o ferimento abundantemente com água e sabão, o mais rápido possível, aplicar produto antisséptico e procurar imediatamente assistência médica.
Em 2022, Minas Gerais registrou um caso de raiva em cão e um em gato. Em 2023, até 30/6, não havia registro de ocorrência em cães e gatos. Já entre humanos, foram quatro casos em 2022 e um caso em 2023, até o momento, todos com evolução a óbito.
De acordo com o cronograma estabelecido pelo Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, a vacinação será iniciada nas comunidades rurais de Uberaba, que serão visitadas em dias específicos, das 8h às 15h30. Na terça-feira (1º), as equipes estarão em Ponte Alta; na quarta-feira (2) em São Basílio; na quinta-feira (3) em Santa Fé; sexta-feira (4) no Portal do Sol, e sábado (5), na Capelinha do Barreiro, Baixa e Peirópolis.
Além desses pontos específicos, a imunização irá de porta em porta nas fazendas. As visitas se iniciam a partir do dia 5 de agosto.
Na zona urbana, a imunização ocorrerá em pontos fixos nos bairros, cada dia em um diferente. A vacinação será ofertada de terça a sexta-feira, das 8h às 15h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 13h. O cronograma será divulgado semanalmente.
Devem ser vacinados cães e gatos, a partir dos três meses de idade, que não estejam doentes e nem em tratamento veterinário. As fêmeas gestantes e com filhotes deverão ser vacinadas após o período de amamentação.
A responsável técnica da Seção de Controle de Animais de Pequeno Porte do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, Patrícia Matos, explicou que a vacina é primordial como prevenção da doença, que é fatal tanto para os animais quanto para o homem.