Evento gratuito na UFTM terá feira, atrações culturais e palestra de Emmaline Rosado, presidente da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe
A cidade será palco da III Semana de Conservação, Defesa e Promoção do Geoparque Uberaba, marcada para o dia 7 de outubro, terça-feira, no Auditório Turmalina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), a partir das 15h. O evento é gratuito e aberto ao público.
Instituída por lei municipal, a Semana do Geoparque acontece anualmente como parte do esforço coletivo de valorização e fortalecimento do território que integra o programa de Geoparques Mundiais da UNESCO. Neste ano, a programação conta com atrações culturais, feira de geoprodutos, roda de conversa e uma palestra de destaque internacional.
A principal convidada é Emmaline Rosado, presidente da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe. Pesquisadora de renome nas áreas de geociências e geoparques, Rosado é vinculada ao Geoparque do México e vem a Uberaba para ministrar a palestra "Desenvolvimento Territorial Sustentável em Geoparques Mundiais da UNESCO", marcada para as 16h30.
Segundo a presidente do Geoparque Uberaba, Paula Cusinato, a presença de Emmaline representa um marco para o evento. “Ela é uma grande referência no tema. Além da palestra, vai permanecer em Uberaba durante toda a semana, visitando geossítios e áreas estratégicas do nosso território”, destacou.
A programação inclui ainda a Roda de Conversa "O que queremos para o futuro do Geoparque Uberaba?", às 15h, com representantes signatários discutindo os próximos passos da iniciativa. Haverá também uma cerimônia de certificação para reconhecer pessoas e instituições que contribuíram para a conquista da chancela da UNESCO.
O evento contará com a Feira de Geoprodutos, com itens artesanais e sustentáveis relacionados à identidade local, e uma apresentação cultural para encerrar as atividades do dia.
A UFTM será a anfitriã da edição de 2025 e, segundo Cusinato, teve papel fundamental na viabilização do evento. “A universidade abraçou a causa e disponibilizou recursos para que tudo pudesse acontecer”, afirmou.