Podem se vacinar jovens e adultos de 16 a 30 anos, trabalhadores da saúde, trabalhadores da educação e estudantes universitários ( )
A 15 dias para o fim da campanha contra a Meningite C, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) repassou no final da semana passada 32.240 doses para a região do Triângulo Mineiro. A campanha, que é temporária, é voltada para a população com 16 anos ou mais, e finaliza no dia 30 de abril.
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) Triângulo Sul, com sede em Uberaba, recebeu um total de 21.431 doses de vacina meningocócica C (conjugada), para atender todo o público-alvo, que atualmente compreende pessoas com idade a partir de 16 anos.
Desde o início da campanha de vacinação, em 3 de novembro do ano passado, a SRS em Uberaba recebeu 45.420 doses.
Daniela Espínola, acadêmica do curso de enfermagem, realizou a atualização vacinal completa na rede pública de saúde. Para ela, é extremamente importante evitar doenças preveníveis utilizando os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“É necessário manter as vacinas em dia, não só a Meningocócica C, mas todas as demais, já que assim estamos prevenindo também o contágio de outras pessoas. Recomendo que todos busquem os serviços de saúde de seu município, como fiz aqui em Uberaba, que tem profissionais qualificados para nosso cuidado”, finaliza Espínola.
Vacina
O Calendário Nacional de Vacinação já disponibiliza regularmente a vacina para crianças aos 3 (três) e aos 5 (cinco) meses de idade, e mais uma dose de reforço aos 12 meses de idade. A vacina é gratuita e oferecida em unidades básicas de saúde de todo o estado.
Podem se vacinar jovens e adultos de 16 a 30 anos, trabalhadores da saúde, trabalhadores da educação e estudantes universitários. Para se vacinar, é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto e o Cartão de Vacinas.
Apesar de ser mais frequente a ocorrência da doença em crianças com até 5 anos, pessoas não vacinadas, de qualquer idade, podem ser acometidas com a enfermidade, por isso é tão importante a vacinação de todo o público-alvo dessa campanha.
Doença
A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e se caracteriza por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. A vacinação é a principal maneira de prevenir a doença. As vacinas são seguras e eficazes, protegendo as pessoas contra a doença.
O sorogrupo de meningococo mais frequente no Brasil é o C, razão pela qual a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação da criança pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Em 2022, foram notificadas duas mortes pela doença no Triângulo Mineiro.