IMUNIZAÇÃO

Uberaba receberá lote pequeno de 72 vacinas contra a monkeypox

Tito Teixeira
Publicado em 15/03/2023 às 09:08
Compartilhar
Vacina da monkeypox (Foto/Agência Minas)

Vacina da monkeypox (Foto/Agência Minas)

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que Uberaba receberá 72 doses de imunizantes contra a monkeypox. O Ministério da Saúde enviou 1.101 doses do imunizante ao Estado, indicadas para adultos com idade igual ou superior a 18 anos, considerados de alto risco para infecção por varíola, ou monkeypox.

A SES-MG informou ainda que a divulgação terá apenas o detalhamento em nível regional e não por municípios. A decisão, segundo a SES-MG, se justifica com o intuito de evitar a exposição de pessoas que compõem o público-alvo, sobretudo em pequenos municípios, dado o reduzido número de doses. Dessa forma, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e com base no princípio da anonimização, evita-se a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo.

Segundo a coordenadora estadual de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Josianne Gusmão, 1.077 doses serão utilizadas para a vacinação pré-exposição. O quantitativo será destinado a imunizar 50% do público-alvo com duas doses. O envio de mais doses dependerá do andamento da vacinação e da demanda local. As outras 24 doses, conforme a coordenadora estadual, serão destinadas à chamada pós-exposição. 

A vacinação pré-exposição será para pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA): homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais; com idade igual ou superior a 18 anos; e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses e profissionais que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade.

Já a vacinação pós-exposição será para pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para monkeypox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A monkeypox é uma doença causada pelo Monkeypox vírus (MPXV) que se manifesta principalmente por meio de lesões na pele, como manchas, feridas abertas, aparecimento de ínguas geralmente na região das axilas e virilha, além de outros sintomas parecidos com os de uma gripe comum, como febre, dor de cabeça e dores musculares.

É considerada uma doença de baixa letalidade, pois a maior parte dos casos evolui naturalmente para a cura após 21 dias, sem necessidade de internação hospitalar. O contágio ocorre a partir do contato com pele, sangue, fluidos corporais e secreções, como saliva e roupas de cama de pessoas infectadas.

A monkeypox não é considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST), pois pode infectar qualquer pessoa a partir de contato próximo com indivíduos contaminados. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por