Secretarias de Mobilidade e de Políticas para Mulheres atuam no acolhimento das vítimas e planejamento de novas estratégias de prevenção
(Foto/Divulgação)
Após a ocorrência de dois casos de assédio contra mulheres no transporte público, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), em conjunto com a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), entrou em contato com as vítimas nesta quinta-feira (25) para oferecer acolhimento e suporte psicológico.
“Assim que soubemos do ocorrido, entramos em contato com as vítimas e nos colocamos à disposição para oferecer todos os serviços que o município dispõe, tanto na área da assistência social quanto na saúde. Estamos trabalhando com muito empenho para que situações como essa não voltem a acontecer e para coibir essas práticas criminosas, seja no transporte público ou em qualquer outro lugar”, afirmou a coordenadora Fernanda Mendes.
A superintendente do Transporte Público, Daniela Arantes, destacou ações preventivas realizadas ao longo do ano, como palestras com motoristas e agentes de fiscalização nos terminais. “Também realizamos, em determinadas épocas do ano, ações de conscientização com distribuição de panfletos nos terminais, orientando as pessoas que sofreram assédio sobre seus direitos e os canais corretos para buscar ajuda, como o 153 da Guarda Civil Municipal e o 190 da Polícia Militar”, explicou.
Durante o encontro com as vítimas, teve início o planejamento de novas ações e materiais de divulgação, com o objetivo de intensificar o combate ao assédio e à importunação sexual no transporte público de Uberaba.