Uberaba realiza, ao longo de dezembro, ações ampliadas de prevenção e testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com destaque para HIV e Aids. A mobilização inclui oferta gratuita de diagnóstico e orientações nas UBSs e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
Entre janeiro e outubro de 2025, a rede municipal realizou 53.787 testes para ISTs. Do total, 209 tiveram resultado positivo para HIV, 26 para hepatite B, 44 para hepatite C e 618 para sífilis.
O gerente do CTA, Lucas Lopes, destaca que todo o atendimento, diagnóstico e tratamento são gratuitos pelo SUS. “O movimento Dezembro Vermelho tem o objetivo de conscientizar a população sobre as ISTs e divulgar as estratégias de prevenção combinada, que reúnem diferentes métodos para reduzir o risco de infecção pelo HIV, como o uso de preservativo e as profilaxias Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP). O preservativo, masculino ou feminino, em todas as relações sexuais, continua sendo o método mais eficaz de prevenção”, afirmou.
A campanha, instituída pela Lei nº 13.504/2017, reforça a importância do combate ao preconceito e do diagnóstico precoce. O Ministério da Saúde estima que, em 2024, o Brasil tenha registrado 68,4 mil pessoas vivendo com HIV ou Aids.
Como parte da programação, nesta sexta-feira (5), o CTA realiza testes rápidos e distribui preservativos no Paço Municipal (Câmara de Vereadores), das 9h às 17h, durante o projeto Câmara em Ação.
Serviço: Testagem rápida de ISTs — Câmara em Ação
Data: sexta-feira, 5
Horário: 9h às 17h
Local: Paço Municipal (Câmara de Vereadores)
Atendimento gratuito.