Nos oito primeiros meses deste ano foram confirmados 42 casos de meningite na cidade. A quantidade é semelhante à registrada no mesmo período, em 2008: 43. Os dados são da Gerência Regional de Saúde (GRS/Uberaba) e a comparação indica que o número atual está dentro do esperado por ela e que não há surto da doença no município.
Entre as variações da incidência da doença na região, as que mais chamam a atenção são as de Frutal e Fronteira, de formas negativa e positiva, respectivamente. Na primeira, houve elevação de quase 70% na identificação da doença. Foram seis casos confirmados de meningite em Frutal no período entre janeiro e agosto de 2008 e 10 no mesmo intervalo de tempo neste ano. Já em Fronteira, o saldo foi excelente: enquanto em 2008, entre janeiro e agosto, foram registrados três casos da doença, em 2009, no mesmo espaço de tempo, não houve confirmação de meningite.
Denise Maciel Carvalho, referência técnica em Meningites/Núcleo de Gestão Microrregional da GRS Uberaba, também informa que a meningite viral é o tipo mais prevalente na região, correspondendo a 31% dos casos em 2008 e a 32,3% dos casos em 2009. Trata-se da menos grave.
Ainda de acordo com Denise Maciel, Frutal, Uberaba e Iturama apresentam maior incidência de meningite, respectivamente, quando considerado o tamanho da população dos municípios. “Observamos que, fazendo uma média envolvendo a quantidade de casos confirmados da doença e a população da cidade, Frutal conta com 18,5 casos confirmados por 100.000 habitantes, Uberaba com 14,4 casos confirmados por 100.000 habitantes e Iturama, que tem quatro casos confirmados neste ano, com 12,2 casos confirmados por 100.000 habitantes.”