SAÚDE

Uberaba registra a primeira morte por Covid em 2024

Óbito foi registrado entre os dias 4 e 10 de fevereiro em hospital público e se refere a um homem de 66 anos, sem registro de comorbidade

Rafaella Massa
Publicado em 16/02/2024 às 12:07Atualizado em 16/02/2024 às 19:53
Compartilhar

Uberaba registrou a primeira morte por Covid-19 de 2024. Segundo o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a morte ocorreu entre os dias 04 e 10 de fevereiro. A vítima da doença é um homem de 66 anos, sem relatos de comorbidade, internado por três dias, em hospital público.  

Dessa forma, o número de mortes pela doença atingiu 1.686 uberabenses. Ao todo, 127.580 pessoas contraíram a Covid. Atualmente, há 439 casos ativos da doença em Uberaba. A taxa de transmissão semanal está em 1,33. 

Em relação à semana anterior, de 28 de janeiro a 3 de fevereiro, a taxa apresentou queda. No entanto, o nível continua acima do que é considerado ideal pelos especialistas. Para ser considerado fora de perigo, o índice deve ser menor que um, pois significa queda na infecção.    

A taxa de transmissão serve como uma estimativa de como a doença se espalha entre a população. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), para uma taxa de transmissão igual a 2, podemos interpretar que 1 pessoa infectada com a covid-19 tende a transmitir a doença para duas outras pessoas.  

Diante desse quadro, a Prefeitura de Uberaba divulgou nota em que a Secretaria de Saúde (SMS), recomenda o uso da máscara de proteção facial em caso de síndrome gripal ou suspeita para Covid-19. A SMS ainda destaca entre as medidas de prevenção, a higienização das mãos e a atualização da carteira vacinal contra a Covid-19. 

O uso de máscara facial é obrigatório para os profissionais de saúde, de acordo com o Decreto Municipal 3.633, de 17 de fevereiro 2023, que devem seguir as normas regulamentadoras do serviço, especialmente as recomendações do Ministério do Trabalho e do Ministério da Saúde.

Em casos de sintomas gripais é preciso procurar por atendimento médico para que não haja agravamento do quadro. “É importante que a população busque por atendimento nas unidades de saúde em caso de síndrome gripal e não faça automedicação. Estamos em período sazonal de síndromes respiratórias e gripais e o diagnóstico médico é importante nessa fase para um tratamento mais assertivo”, explicou a diretora de Atenção à Saúde, Aline Tristão.  

Serviço

Unidades Básicas de Saúde, Matriciais e CeCovid atendem a síndromes gripais de segunda a sexta-feira. Em caso de urgência e emergência, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs São Benedito e Mirante) funcionam 24 horas todos os dias da semana. O uso de máscara também é recomendado a quem busca pelo serviço e está com sintomas gripais.

As doses de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 estão disponíveis à população, para pessoas maiores de 60 anos e imunocomprometidas acima de 12 anos de idade. Para receber a vacinação é preciso ter tomado a primeira dose da vacina bivalente há mais de seis meses.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por