Na última semana epidemiológica, seis novos casos de dengue foram confirmados em Uberaba (Foto/Reprodução/Agência Brasil)
Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) aponta que Uberaba registrou 15.475 casos prováveis de dengue. Desse total, 4.384 foram confirmados. São 16 mortes por conta da doença e uma segue em investigação.
Na 50ª Semana Epidemiológica, seis novos casos de dengue foram confirmados em Uberaba. Em relação à febre chikungunya, são 17 os casos prováveis da doença, com 13 deles confirmados, sendo que uma morte foi registrada. Não há notificação de casos de zika no município.
Minas registrou 398.436 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 308.384 casos foram confirmados para a doença. Há 193 óbitos confirmados por dengue no Estado e 65 óbitos em investigação.
Em relação à febre chikungunya, foram registrados 93.981 casos prováveis da doença, dos quais 77.516 foram confirmados. Até o momento, foram confirmados 43 óbitos por chikungunya em Minas Gerais e 19 estão em investigação.
Quanto ao vírus Zika, até o momento foram registrados 146 casos prováveis. Há 36 confirmados para a doença e não há óbitos por zika em Minas Gerais, até o momento.
A SES-MG informou que o boletim é atualizado quinzenalmente e o painel de arboviroses, semanalmente.
O Ministério da Saúde alertou sobre risco de epidemia de dengue em Minas durante o verão. O nível de infestação do Aedes aegypti é perigoso em 462 cidades.
De acordo com o recente Índice de Infestação Predial pelo Aedes (IIP), divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Uberaba é um dos 380 municípios que estão em situação de alerta e que correm risco de registrar os sorotipos 3 e 4 da dengue.