Mostra cênica será realizada no dia 10 de dezembro, na quadra do ICBC, após cinco meses de oficinas formativa
Mostra cênica será realizada no dia 10 de dezembro, na quadra do ICBC, após cinco meses de oficinas formativa (Foto/Renata Reis)
O projeto EN.CENA, voltado à inclusão de pessoas cegas e com baixa visão no fazer teatral, terá apresentação gratuita no dia 10 de dezembro, às 10h, na quadra do Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC), em Uberaba. A mostra encerra o ciclo de oficinas formativas promovidas ao longo de cinco meses, com apoio do Edital de Chamamento Público nº 01/2024 da Política Nacional Aldir Blanc.
Durante a Temporada Corpófera de 2024, a atriz e produtora Danielen Brandão experimentou a inclusão de audiodescrição em um espetáculo, experiência que a motivou a criar o EN.CENA. Segundo ela, o projeto nasceu do desejo de ampliar o acesso de pessoas cegas e com baixa visão ao teatro e de atender a um pedido do ICBC para que esse público também pudesse vivenciar a cena como protagonista.
As oficinas foram realizadas semanalmente no ICBC, com duas formações preparatórias destinadas à equipe: uma ministrada por Paula Wenke, criadora do “Teatro dos Sentidos”, e outra conduzida por Kate Árabe, voltada às técnicas de audiodescrição e acessibilidade. Ao todo, 20 assistidos participaram das atividades, que tiveram 1h30 de duração cada.
A mostra final será aberta à comunidade e marca a estreia dos participantes no palco. O projeto busca consolidar práticas artísticas inclusivas, incorporando recursos como Libras e audiodescrição nos processos de criação.
A idealizadora, Danielen Brandão, é atriz, produtora cultural e psicóloga, com trajetória iniciada em 1997. Formada em Teatro pela Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (FAFI), fundou em 2015 o coletivo Flores Nômades e desenvolve pesquisas sobre violência contra a mulher e práticas artísticas socialmente engajadas. É também mestra em Psicologia Institucional e fundadora do Espaço Mulheridades, em Uberaba.