Ecoponto de Uberaba (Foto/Flick/Prefeitura de Uberaba)
Ainda sem previsão para implantação, Uberaba terá mais cinco ecopontos para minimizar o descarte irregular. Conforme o secretário de Serviços Urbanos e Obras, Antônio de Sousa, o estudo gravimétrico, que está em análise final e deve ser divulgado em breve, aponta 14 desses pontos na cidade, os chamados "bota-fora".
Em entrevista ao Pingo do J, da Rádio JM, Antônio Sousa informa que os ecopontos serão instalados nos bairros Jardim Eldorado, Residencial Tancredo Neves, Jardim Ilha de Marajó, Jardim Copacabana e Residencial Rio de Janeiro. O estudo em andamento, no entanto, identificou 14 pontos de descarte irregular habituais. Apesar disso, os cinco novos pontos serão suficientes, a princípio, na avaliação do secretário.
"Porque, [com os cinco] você dá capilaridade, você encontra um ponto que vai atender bota-fora equidistantes. E há uma distância muito grande entre o cenário ideal e aquilo que é possível fazer", explica.
Dados informados pelo secretário durante entrevista ao programa Pingo do J apontam que Uberaba conta com uma média de 1.275.735 kg de descarte nos ecopontos. Antônio de Sousa atribui o aumento no uso do serviço devido ao trabalho de conscientização realizado junto à população.
"Praticamente, duplicou. Então, se duplicou ali, você tem o impacto reverso nos bota-fora. Se eu consigo aumentar os pontos legalizados, obviamente você vai desestimular. Ele [o cidadão] tem um ponto um pouco mais próximo, ele não vai ousar cometer um crime ambiental", pontua.
Atualmente, Uberaba conta com 11 ecopontos, sendo que dois estão em reforma e outros quatro devem entrar no processo de obras ainda em 2023. Há expectativa da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras para que outros quatro sejam reformados até o primeiro semestre de 2024.