Carteira de trabalho (Foto/Ilustrativa)
Até o fim de 2024, Uberaba espera concluir a construção da Casa do Trabalhador. O espaço é destinado à especialização e orientação da mão de obra uberabense. A estrutura será utilizada como complemento ao Sine Municipal de Uberaba e possui uma verba de quase R$ 1 milhão para estruturação.
Carolina Ribeiro, superintendente de Micro e Pequenas Empresas da Prefeitura de Uberaba, lembra que o programa foi lançado pelo Governo Federal no final de 2023, com objetivo de fornecer para municípios brasileiros um espaço anexo ao Sine (Sistema Nacional de Emprego) de orientação dos trabalhadores, além de qualificação. Para isso, foi elaborado um plano de ação, pelo município.
“O governo federal está com uma expectativa de reformular os Sine’s. Tem muitos Sine’s municipais e tem a parte do estado. Aqui, a gente tem no estado e município”, afirma Carol, acrescentando que o plano de ação prevê a implantação mínima de uma sala com dez computadores de informática e um miniauditório. Ela ainda explica que todo o espaço deve ser climatizado.
Conforme a superintendente, 65% da verba de R$ 1 milhão será destinada para custeio e outros 47,4% para investimento. Ainda, o setor de instrução aos empreendedores e microempreendedores deve ganhar um espaço de fomento.
“Isso é um recurso que não se via há anos dentro da gestão do Sine. Então, será um ano de muitos desafios. Eu tenho que inaugurar a Casa do Trabalhador até dezembro de 2024, inclusive a repaginação da fachada, que a gente precisa de fazer. No nosso terceiro andar, que a gente tem ali um espaço amplo, vamos fomentar todas essas salas, com as salas de fomento ao empreendedorismo, auditório e uma sala de informática. Vamos fazer o projeto de acessibilidade no elevador, então, se vai ser bem bacana”, finaliza Ribeiro.