RESPONSABILIDADE TÉCNICA

Uberaba terá fiscalização reforçada do Crea-MG durante o Carnaval 2026

Operação vai verificar responsabilidade técnica de estruturas e serviços usados nos eventos carnavalescos e ampliar a segurança dos foliões

Publicado em 09/02/2026 às 16:20Atualizado em 09/02/2026 às 18:35
Compartilhar

Uberaba está entre os municípios que receberão fiscalização intensificada do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) durante o Carnaval 2026. A operação ocorre a partir desta segunda-feira (9), até sexta (13), e tem como objetivo verificar a responsabilidade técnica de estruturas e serviços utilizados nos eventos, como forma de reforçar a segurança do público.

As inspeções em Uberaba serão concentradas nos principais pontos de realização de blocos e eventos carnavalescos. A força-tarefa do Crea-MG será realizada simultaneamente em cerca de 160 municípios mineiros, com equipes percorrendo os locais destinados às comemorações.

Durante as fiscalizações, os agentes irão conferir se palcos, arquibancadas, camarotes, trios elétricos e sistemas elétricos contam com projetos, execução e acompanhamento de profissionais e empresas legalmente habilitados, conforme determina a legislação.

No Carnaval do ano passado, o Crea-MG atuou em 162 cidades de Minas Gerais, com a participação de 65 fiscais. Ao todo, foram realizadas 1.078 ações de fiscalização, que resultaram na identificação de 151 irregularidades, principalmente relacionadas à ausência de responsáveis técnicos e à falta de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

“O Carnaval é um momento de celebração, mas a segurança precisa estar em primeiro lugar. Nosso trabalho é garantir que as estruturas e instalações tenham responsáveis técnicos habilitados, reduzindo riscos e protegendo vidas. A fiscalização do Crea-MG é uma ação preventiva, feita para que o folião possa aproveitar a festa com tranquilidade”, afirmou o presidente do Conselho, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Torres Gervásio.

A operação será realizada em duas etapas. Na primeira, o Crea-MG encaminha ofícios às prefeituras solicitando informações sobre as contratações técnicas relacionadas aos eventos carnavalescos. Em seguida, são feitas visitas presenciais aos municípios, com prioridade para locais que concentram maior público.

Entre os itens verificados durante as fiscalizações estão a instalação de sistemas de iluminação, geração de energia e equipamentos de som; projetos de prevenção e combate a incêndios; montagem de palcos, arquibancadas e camarotes; além da segurança dos trios elétricos, incluindo inspeção veicular e análise de laudos técnicos.

Para orientar profissionais, empresas e gestores públicos, o Crea-MG disponibiliza a cartilha “Segurança em eventos temporários – Orientações sobre a Responsabilidade Técnica”, que reúne informações sobre montagem de estruturas temporárias, responsabilidades profissionais e normas técnicas aplicáveis. O material pode ser acessado gratuitamente no site do Conselho.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por