Programação especial marca a Semana Nacional da Pessoa Com Deficiência, entre 21 e 28 de agosto. Em Uberaba, vários eventos acontecem durante a semana, fechando na Concha Acústica, sexta-feira
A partir desta segunda-feira (21), Uberaba terá uma série de ações destinadas à inclusão durante a 1ª Mostra de Talentos das Pessoas com Deficiência. Com apresentações musicais, de teatro e dança, a programação ocorrerá em instituições de apoio à pessoa com deficiência e se encerrará na Praça da Concha Acústica, na sexta-feira (25).
Conforme a chefe da Seção de Apoio à Pessoa com Deficiência, Ana Paula Correia Neves da Cruz, o evento celebrará a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada entre 21 e 28 de agosto. “A proposta é dar visibilidade a talentos e proporcionar a interação entre pessoas com deficiência, famílias e profissionais”, afirmou.
Confira a programação:
O evento será aberto nesta segunda-feira (21), às 9h, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Haverá apresentação do Coral Saber Viver da APAE e a palestra "Desconstruir barreiras para construir uma sociedade inclusiva", ministrada pelo diretor da Associação, Alex Ferreira.
No dia seguinte, terça-feira (22), às 9h30, será a vez dos assistidos pelo Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC) demonstrarem o talento na música e na capoeira. Na quarta-feira (23), o encontro será online, no canal no YouTube do Projeto Portas Abertas, às 18h30. A mestre em Estudos Linguísticos, Angélica Rodrigues Gonçalves, falará sobre os avanços e desafios nas políticas públicas para pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Já na quinta-feira (24), está agendada apresentação do Coral da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu), às 13h, também na sede da Associação.
Para encerrar a programação, na sexta-feira (25), o grupo de teatro da Associação Brasileira de Reabilitação e Alfabetização de Crianças Especiais (Abrace) encenará a peça "A Flor do Mamulengo e a Palhacinha Tagarela", às 9h, na Praça da Concha Acústica
No dia, também haverá apresentações artísticas de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), representando a Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas (ONDA-Autismo).