Frio fora de época deve exigir mais agasalhos da população (Foto/Ilustrativa)
O período frio e chuvoso em Uberaba deve se estender até depois do fim do verão, o que pode garantir temperaturas baixas e pancadas de água por mais tempo do que o esperado. A informação é da meteorologista Wanda Prata, que analisou o movimento das massas de ar frio localizadas na região Sudeste do Brasil.
Segundo a especialista, as águas de março não vão fechar o verão. As chuvas devem continuar fortes na região de Uberaba até abril, com apoio das massas de ar frio. É possível traçar esse panorama com a nevasca que atingiu os EUA no último mês.
"Essa distorção do jato tropical que houve lá [nos EUA] indica que estamos entrando no período mais frio em 20 a 30 anos. Com geadas precoces, tardias e frio fora de época", explica Wanda.
Ela esclarece que isso não é incomum. Na década de 70, inclusive, era falado de que a terra passaria um novo período ártico, devido a esse mesmo fenômeno de frio fora de época.
A atmosfera passa por um desequilíbrio nítido, o que mostra o desacordo das massas polares e das ondas de calor. "Nós tivemos uma mudança forte na atmosfera. A nevasca nos EUA foi porque o jato subtropical se rompeu graças ao calor da região equatorial e arrebentou por lá. O ar frio desceu e trouxe água para a América do Sul", finaliza Wanda Prata.
De acordo com a meteorologista, Uberaba já tem acumulado 221 mm de chuvas no período de 3 a 9 de janeiro de 2023.