Uberaba deve ficar com o clima semelhante ao de deserto nos próximos dias, em horários que a umidade relativa do ar é mais baixa. O mês de agosto, historicamente, tende a ser um dos mais secos na cidade e este ano não será diferente. A umidade do ar, nos momentos mais críticos, deve ficar abaixo de 20%, chegando a até 15% em alguns momentos.
A alta pressão que está sobre Minas Gerais desde o mês de abril causa o ressecamento do ar. O local esperado para esta alta pressão seria sobre o Oceano Atlântico, mas ela migrou para o continente devido a anomalias na atmosfera. As informações são da climatologista Wanda Prata.
Leia também: Bairros da região sudoeste de Uberaba sofrerão intermitência de água nesta quinta-feira
A massa de ar frio que vem subindo da região Sul também é extremamente seca. Ela é formada de balões de ar polar, que não deveriam, em situações normais, subir para o continente sul-americano. Contudo, devido a alterações nos jatos que cercam o gelo da Antártida, são formadas altas e baixas pressões, que geram linhas de instabilidade e acabam adentrando o continente.
Por enquanto, não há previsão de quando este ar seco deverá deixar o Triângulo Mineiro. A anomalia atmosférica que causa a baixa umidade permanecer durante todo o mês de agosto. Para setembro, são esperados alguns chuviscos, que deverão amenizar o tempo seco. Cenário mais animador é previsto no mês de outubro, quando são esperadas chuvas consideráveis.
Recomendações
Este tempo seco pode causar desconfortos e até problemas de saúde, como a desidratação. Para evitar estes transtornos, é recomendado que se beba bastante líquido, evite atividades físicas intensas e exposição ao sol, use hidratante e protetor solar.
Este tempo também é propenso a causar queimadas, portanto, não jogue cigarros próximos a matas, nem coloque fogo em lixo ou folhas.