Aniversário de Uberaba (Foto/Reprodução/TV Integração)
Número de domicílios em Uberaba aumentou quase 42% desde o último censo demográfico, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, a cidade conta com 152.223 recenseados, de acordo com a informação apresentada na tribuna da Câmara de Municipal de Uberaba (CMU), pelo coordenador regional do IBGE, Marshal Marangoni, nesta segunda-feira (18).
Divulgados em junho deste ano, os dados do Censo Demográfico 2022 apontam 337.846 moradores na cidade, o que representa um aumento de 14% desde o último Censo, feito em 2010. A média é de 2,66 moradores por residência. A cidade ocupa o 7º lugar entre os maiores municípios de Minas Gerais, ultrapassando Ribeirão das Neves.
Em 2010, a cidade contava com 107.286 domicílios recenseados. O dado apresenta que, nos últimos 12 anos, Uberaba teve um acréscimo de quase 45 mil moradias. As informações ainda apontam que 84% dos domicílios permanentes contabilizados estão ocupados, quanto 17.026 estão vagos e outros 7.770 são de uso ocasional, que representam pouco mais de 5% do total.
“É um crescimento que chama atenção. Mesmo para o tamanho e porte de Uberaba, é uma quantidade muito grande. Surgiu quase uma grande cidade nesses 12 anos só com a diferença do que já existia”, afirma Marshall.
Dos 152 mil domicílios recenseados, 73 são improvisados, 170 são de uso coletivo e possuem moradores e outros 182 são de uso coletivo, mas não possuem moradores. É valido citar que 4.245 moradias não passaram por entrevista, no entanto, tiveram seus dados computados.
Ainda os dados recolhidos pelo censo reforçam o esvaziamento das moradias localizadas no Centro da cidade. Segundo Marangoni, esta era uma tendência já aguardada pelo IBGE. "Vocês veem que o Centro expandido de Uberaba, todo ele já está vermelho ou amarelo, poucos setores em verdes. E as nossas periferias, os conjuntos principalmente, em verde, porque a gente encontra uma ocupação maior. Era uma tendência que a gente aguardava que também fosse acontecer", afirma.
Em Uberaba, o Censo Demográfico mobilizou mais de 400 servidores temporários ao longo do período de recenseamento, que durou de 2022 até o início deste ano.