Os dados são do painel da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e mostra que o mês de maio foi o com maior número de registros em Uberaba; violência contra a mulher lidera o ranking
Violência contra criança e adolescente, mulheres e pessoas idosas soma mais de 70% das denúncias (Foto/Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Números do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania apontam que, no primeiro semestre deste ano, foram registradas 314 denúncias de violações de Direitos Humanos em Uberaba.
O mês com maior número de registros é maio, com 92. Nos primeiros 15 dias de junho foram registradas 19 denúncias de violações de Direitos Humanos na cidade. No mês de janeiro, o Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos apontou 30 registos no município; em fevereiro, 56; em março, 59, e em abril, 58.
As denúncias mais comuns são de violência contra a mulher, contra a pessoa idosa, contra a criança e adolescente. Esses três grupos somam mais de 70% das denúncias. Também há registros de violência contra o cidadão, a família ou comunidade, violência contra a população LGBTQIAP+, contra a pessoa com deficiência, restrição de liberdade e contra a pessoa em situação de rua.
O Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), agora, passa a ser atualizado a cada três meses, informou o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.
A plataforma “Disque 100” registrou mais de 221,8 mil denúncias de violações de direitos humanos de janeiro até os primeiros 15 dias de junho deste ano, em todo o Brasil.
Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, os dados de perfil de vítimas e suspeitos e outras informações sobre as denúncias, como tipo de violação, foram disponibilizados com a implementação da opção SIC - Acesso à Informação, no Painel de Dados da ONDH, em que são disponibilizados os dados abertos obtidos por meio de pedidos da Lei de Acesso à Informação.