Chuva na região central de Uberaba (Foto/Arquivo)
Uberaba, que sofreu com o calor intenso em agosto e setembro, teve o terceiro outubro mais chuvoso dos últimos 10 anos, segundo os dados meteorológicos. Foram 244mm no acumulado do mês; 40mm somente na noite deste domingo (29). A região está sob alerta de tempestades do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A climatologista Wanda Prata explica que a cidade deve ser palco de chuvas isoladas até o feriado e a temperatura pode cair em até 3ºC. "Há um sistema que trouxe jatos de baixos níveis e chuvas para nós que vai ser reforçado por outro. Mas o sistema não está conectado entre si, ou seja, serão chuvas isoladas. Atrás, vem uma alta pressão, para dar uma refrescada. Mas não é nada tão significativo, a temperatura pode cair de 2º a 3º. Vai ficar mais fresco, mas não significa mais frio", esclarece.
Desta forma, o mês de novembro pode ter temperaturas mais amenas, mas Uberaba ainda está sob efeito de um vórtex que traz clima quente para a região. "Nos outros anos, era assim: subia um balão de ar frio da Antártica, chegava aqui e encontrava uma área quente. Os dois se juntavam e formavam uma zona de convergência que vinha molhando tudo, chovendo dia sim e dia não. Esse ano, desde quando começaram as chuvas, quem guia esse sistema é um vórtex sobre a Antártica, que hora gira para fora, hora para dentro, e isso faz o movimento dos balões de ar frio. Mas ele está neutro, há três meses neutro", finaliza.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso, nesta segunda-feira (30), de tempestades para a região de Uberaba, com término na terça (31), às 10h. Há possibilidade de chuva entre 20 e 30mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.
Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.