CIDADE

Uberaba vai credenciar 50 queijarias até 2012

Mônica Cussi/PMU
Publicado em 01/02/2011 às 22:16Atualizado em 20/12/2022 às 01:51
Compartilhar

Secretário municipal de Agricultura, José Humberto Guimarães, afirma que Uberaba já tem 17 queijarias certificadas sob as regras da legislação sanitária. Em todo o Estado, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) certificou 155 estabelecimentos, e em Uberaba serão 50 até o ano de 2012.

A intenção é de que, a partir de fevereiro, os donos de queijarias não aceitem mais produtos sem o registro do Serviço de Inspeção Municipal, cumprindo prazo dado pelo promotor Carlos Valera aos fabricantes de queijo.

O produto deve estar devidamente embalado, com identificação, como origem, data de produção e validade.

O Mercado Municipal é o local de maior concentração de venda de queijos produzidos em Uberaba e região. O município tem, hoje, cerca de 200 pequenos produtores.

A fiscalização de produtos como o queijo também se estende a outros alimentos muito consumidos na cidade, como as massas de quibe cru, linguiças e os famosos “churrasquinhos”, que não cumprem as normas de conservação da Vigilância Sanitária. José Humberto Guimarães orienta a população para que exija a rotulação do produto e saiba se ele é monitorado por um serviço de inspeção, já que o beneficiado será o próprio consumidor.

A intenção do secretário municipal de Agricultura é monitorar a sanidade desses produtos, como já se faz com as fábricas de doce de leite e os ovos. “Pedimos a quem já produz esse tipo de alimento que procure a secretaria. Temos uma equipe para ajudar e podemos até ir em busca de recursos para que se instale a indústria artesanal para essas pessoas”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por