Mais de mil pessoas no Brasil e um aposentado em Uberaba podem ter o pagamento do benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspenso por não terem sido localizados pelo Censo Previdenciário.
De acordo com o gerente executivo da unidade local, Dolorísio Humberto da Silva, esses beneficiários que estão sujeitos a não receber o pagamento apresentaram dados cadastrais inconsistentes e não foram encontrados pelo funcionário do INSS no endereço indicado. “A visita tem que ser feita para conferência de informações e atestado de vida, mas, se não localizadas, essas pessoas entram em uma lista que é chamada para regularização”, explica.
Em um novo edital de convocação, publicado ontem em 23 Estados brasileiros, o Ministério da Previdência Social dá aos beneficiários prazo de 30 dias para comparecerem à agência do INSS – munidos de comprovante de endereço, documento de identidade com foto e CPF – e regularizarem sua situação com o órgão.
Segundo o Ministério da Previdência, os aposentados e pensionistas que tiverem os benefícios suspensos terão ainda prazo de 90 dias para comparecer a agência e prestar as informações. “Se ocorrer a regularização, o beneficiário recebe integralmente o valor que estava retido”, garante o gerente do INSS em Uberaba.