As peças de vestuário são um dos itens mais procurados como presentes para o Dia dos Pais, que neste ano acontece em 11 de agosto (Foto/Reprodução)
A expectativa de vendas do comércio para o Dia dos Pais é positiva, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberaba. A previsão é que, neste ano, ocorra aumento de 20% em relação a 2023. A data, comemorada em 11 de agosto, é considerada relevante para o setor, devido à movimentação que gera na economia, posicionando-se logo atrás do Dia das Mães e do Natal.
A expectativa da CDL é que o valor médio dos gastos voltados para o Dia dos Pais fique entre R$250 e R$300.
Os tipos de presentes que estarão na lista dos uberabenses devem variar entre roupas, que correspondem à maior parte das intenções de compra para a data, seguidas de perfumes e cosméticos, calçados e acessórios, como meias, cintos, óculos, carteiras e relógios, além de eletroeletrônicos.
Segundo o presidente da entidade classista, Fernando Xavier, a comemoração deve aquecer o varejo neste trimestre. “O Dia dos Pais funciona como um termômetro para os setores do varejo e prestação de serviços, acompanhando as tendências de compra dos consumidores para as festas de final de ano”, diz.
O setor de alimentação também deve ter crescimento a partir da demanda por almoços e jantares especiais em restaurantes e hotéis. Segundo o presidente do Sinhores (Sindicato dos Proprietários de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Uberaba), Fernando Abdalla, em geral, a data não traz movimento tão grande quanto o Dia das Mães. No entanto, há um leve aumento na procura por restaurantes para o domingo.
“Para o setor de bares, especificamente, não há nenhuma mudança de movimento, não impacta em nada. Já para o setor de restaurantes, há um impacto, principalmente, para aqueles que abrem durante o almoço no domingo. Pelo que foi consultado com os nossos estabelecimentos associados ao Sinhores, é uma leve melhora. Isso também está muito relacionado se o restaurante coloca música ao vivo ou faz algum tipo de promoção, mas é uma melhora muito pequena”, afirma.
No setor de hotéis, em pesquisa realizada pelo sindicato com os associados, a sinalização é de uma expectativa muito positiva para a data. “Eles esperam um aumento significativo no número de hóspedes que vêm visitar as famílias aqui na nossa cidade”, explica Abdalla.