CIDADE

Uberabenses na Conferência Estadual de Comunicação

Gisele Barcelos
Publicado em 13/11/2009 às 20:09Atualizado em 20/12/2022 às 09:31
Compartilhar

Comitiva uberabense segue neste fim de semana para Belo Horizonte, onde acontece a Conferência Estadual de Comunicação, a partir de hoje. Mesmo representada no evento, a cidade teve curto prazo para debater as propostas de políticas para o setor, visto que o Poder Público Municipal não se manifestou sobre a organização ou não da conferência local.

De acordo com o coordenador do curso de Jornalismo da Uniube, André Azevedo da Fonseca, os alunos cumpriram a fase municipal numa iniciativa emergencial, juntamente com alguns profissionais da área. Sem polemizar, ele acredita que ainda existe resistência tanto do Poder Público quanto da própria comunidade em relação à participação direta no processo democrático e lembra que o sistema de conferências é novo.

Entre as prioridades levantadas na reunião, o jornalista destaca as propostas de estimular a produção e a veiculação de conteúdo regional nas TVs abertas e por assinatura; a criação do Conselho Nacional de Comunicação como espaço para a sociedade exigir a qualidade de conteúdo; a implantação de instância de autorregulamentação do jornalismo, e a necessidade de democratizar a comunicação. “Isso não acontece de uma tacada só. Por isso, estamos planejando uma pós-conferência para organizar melhor e chamar as pessoas para discutir”, conta.

Já segundo a jornalista Gê Alves, que está na comitiva de delegados, o anúncio da conferência nacional de comunicação em abril representa um fato histórico para o setor e é lamentável que a comunidade uberabense tenha perdido a chance de elencar temas para serem discutidos. Ela salienta que tanto a Câmara Municipal quanto a Prefeitura foram provocados sobre a etapa local, mas não houve resposta. “O que lamento mais é a falta de um não. Se tivéssemos essa manifestação, poderíamos ter tido tempo de fazer uma conferência livre mais ampla e organizada. Ficamos na expectativa”, conta.

A delegada revela, ainda, que a Câmara será acionada para transformar em lei a realização anual da Conferência Municipal de Comunicação, bem como a criação do Conselho Municipal de Comunicação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por