SEGUNDO TEMPO

UFTM é contemplada com programa federal de acesso à prática esportiva

Tito Teixeira
Publicado em 26/10/2023 às 20:36Atualizado em 26/10/2023 às 21:25
Compartilhar

Programa Segundo Tempo Universitário tem o objetivo de democratizar o acesso à atividade física entre universitários de instituições públicas (Foto/Divulgação)

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) foi contemplada com o Programa Segundo Tempo Universitário, que é desenvolvido pela Secretaria Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social (Sneaelis), do Ministério do Esporte (MEsp).

O Programa Segundo Tempo Universitário (PST) tem por objetivo democratizar o acesso à prática esportiva e de atividade física a estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e de Instituições de Ensino Superior Públicas Estaduais e Municipais, oferecendo o desenvolvimento de Núcleos de Esporte Educacional e/ou de formação esportiva, visando a ampliação de conhecimentos específicos do esporte e do lazer.

O PST-Universitário oferece o desenvolvimento de núcleos de esporte educacional e/ou de formação esportiva, visando à ampliação de conhecimentos específicos do esporte e do lazer. A formalização do programa se desenvolve por meio da celebração de termos de execução descentralizada (TED) entre o Ministério do Esporte, por intermédio da Sneaelis, com as instituições de Ensino Superior públicas.

A outra maneira é por convênio entre o Ministério do Esporte, também pela Sneaelis, e as instituições de Ensino Superior públicas estaduais e municipais, além de outros instrumentos previstos no marco legal, em que se aplica a proposta pedagógica do PST para possibilitar múltiplas vivências esportivas aos beneficiados, conforme ações e orientações previstas nas diretrizes do programa.

O PST-Universitário se apresenta como um espaço universal no qual todos os beneficiados participam das práticas corporais com caráter educacional e/ou formação esportiva em ambientes diversificados e com desenvolvimento de trabalhos pedagógicos direcionados, tendo como público-alvo a comunidade universitária de instituições públicas de Ensino Superior, prioritariamente o corpo discente. São previstos 200 beneficiados por núcleo.

A elaboração do projeto técnico foi feita pela Pró-Reitoria de Extensão, representada pelo professor Helder Barbosa Paolini, pró-reitor de Extensão, e pela professora Aline Dessupoio Chaves, diretora do Departamento de Extensão Universitária.

“Acreditamos que esse será um importante passo para promovermos o esporte universitário na UFTM, possibilitando não só a prática, mas promovendo uma melhor qualidade de vida para os discentes”, enfatiza a professora Aline, coordenadora-geral do PST – Universitário. 

Para o desenvolvimento do programa, a UFTM receberá uma verba de R$149.300, e a expectativa é que as atividades sejam ofertadas para 200 alunos e se iniciem no próximo semestre, em 2024. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por