LAMMOBI

UFTM inaugura laboratório de animais para pesquisa e experimentos dos alunos

Tito Teixeira
Publicado em 06/05/2023 às 18:00
Compartilhar
Centro de Pesquisas Prof. Aluizio Rosa Prata, que abrigará o LAMMOBI, à esquerda do Centro Educacional (Foto/Divulgação)

Centro de Pesquisas Prof. Aluizio Rosa Prata, que abrigará o LAMMOBI, à esquerda do Centro Educacional (Foto/Divulgação)

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) inaugurou o Laboratório Multiusuário de Modelos Biológicos (Lammobi), uma unidade especializada em experimentação animal que abrigará animais experimentais, como ratos e camundongos, para fins de pesquisas de graduação e pós-graduação, em projetos que utilizam modelos animais, oferecendo treinamento para alunos que utilizarão modelos animais em seus experimentos.

O espaço é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), que prevê o início das atividades ainda na primeira quinzena deste mês. O Laboratório irá atender todos os pesquisadores dos institutos da UFTM que trabalham com modelos de animais experimentais.

Conforme o Departamento de Engenharia e Manutenção (Dema), o Lammobi ocupará uma área de 280 metros quadrados. Sua construção foi feita em paredes de alvenaria, revestidas e pintadas com materiais laváveis, piso em concreto polido e com pintura com tinta epóxi (também lavável), bancadas em granito, instalações elétricas e hidrossanitárias adequadas para permitirem a utilização dos equipamentos necessários para o local. Também foi feita a implantação de sistema de climatização e exaustão, necessário para o correto funcionamento do local.

Ao todo, segundo o Dema, para a implantação exclusiva do Laboratório, foram investidos, aproximadamente, R$400 mil, entre mão de obra, contratações complementares e materiais empregados na construção e adequação dos ambientes, bem como para projetar e instalar todo sistema de climatização e exaustão. Esse recurso utilizado foi originado de verbas de Funcionamento da Administração Geral da UFTM.

“Para que o experimento feito no animal tenha o resultado esperado, é necessário controlar, ao máximo, os fatores que possam interferir, direta ou indiretamente, e só fazer variar aquelas características que se quer estudar. Assim, em um biotério de experimentação, como é o caso do Lammobi, procurou-se padronizar o ambiente, a alimentação e o manejo de acordo com as normas dadas pelo experimento”, explicou o professor Carlo José Freire de Oliveira, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFTM.

O biotério de experimentação do Lammobi possui uma edificação especialmente projetada, pessoal capacitado e uma rotina de trabalho bem definida, adaptada ao experimento.

“O Lammobi é um espaço diferente do Biotério Central, que apenas reproduz e cria os animais para se reproduzirem e se desenvolverem. Depois de certa idade é que eles saem do Biotério Central e serão liberados para o Lammobi para serem usados experimentalmente nas pesquisas previamente aprovadas pela Ceua/UFTM”, destacou o pró-reitor.

Segundo a direção da UFTM, o Lammobi atende todos os pré-requisitos indicados pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) referentes à edificação, de maneira que a Instituição atende, seja para criação quanto para experimentação, toda a legislação vigente. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por