A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) participa, de 30 de maio a 4 de junho, do I Seminário Socioambiental Brasil - Angola: Educação, Meio Ambiente, Tecnologias e Saúde, que acontecerá em Namibe (Angola). Trata-se de uma iniciativa de pesquisadores de diversas instituições do Brasil e de Angola que integram a Rede Internacional de Extensão Universitária (RIEU).
Além da UFTM também participarão do evento a UTFPR, USP, UFPB, UFBA, IFRJ, UEMS e UENF, em parceria com a Universidade do Namibe (UNINBE).
O professor da UFTM, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação – IECENE/UFTM, além de fazer parte da comissão organizadora, preside a comissão científica do evento, que atenderá vários dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pela ONU. Da UFTM também estão na equipe organizadora as professoras Suraya Gomes Novais Shimano ( Instituto de Ciências da Saúde - ICS); Karina Pereira (ICS); a técnica de laboratório do ICS, Adriana Cristina de Araújo; e Joyce Mara Gabriel Duarte, enfermeira do Centro de Educação Profissional - Cefores.
Conforme os organizadores, os objetivos da realização do evento são reunir e dar visibilidade à extensão universitária internacional e aos atores e grupos envolvidos para proporcionar a troca de conhecimentos entre as instituições envolvidas; compartilhar experiências entre ambos os países; propor metodologias inovadoras e participativas na construção de projetos de extensão; fomentar a cooperação entre as instituições envolvidas (solidariedade acadêmica); e fortalecer a formação dos educadores, alunos e demais profissionais de ambos os países (internacionalização).
Os seis dias de evento trazem uma ampla programação, com palestras, oficinas, mesas-redondas, sessões de comunicação, visitas técnicas entre outras atividades. O público-alvo é formado por professores e alunos da graduação e da pós-graduação, grupos de pesquisa, professores da educação básica e demais profissionais vinculados ao campo da Educação, Meio Ambiente, Tecnologia e Saúde.