CIDADE

UFTM realiza treinamento de alunos na área paleontológica

Publicado em 22/07/2009 às 21:27Atualizado em 20/12/2022 às 11:32
Compartilhar

Durante o mês de julho, acadêmicos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e de outras regiões, como Uberlândia, Brasília e Santa Catarina estão tendo a oportunidade de participar da 9ª edição do Programa de Treinamento de Estudantes Universitários, o Proteu.

A parceria entre UFTM e Centro de Paleontológico Prince proporciona aos alunos de História, Geografia e Ciências Biológicas, um curso com a duração de 50 horas, com intervalos na manhã, tarde e noite.  As turmas se dividem em dois grupos, o primeiro iniciou as atividades no dia 20, já o outro grupo começa no dia 27 deste mês.

Os estudantes vivenciam aulas teórico-práticas, participando de atividades na Serra da Galga, na BR-050, pontos I e II do Price da UFTM e escavações no complexo de Peirópolis, região de Uberaba.

Aportados do Projeto “Museu dos Dinossauros: Paleontologia ao Alcance de Todos”, os recursos e investimentos são financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Este ano quem coordena o projeto é a bióloga de Patologia Geral da UFTM, Maria Lúcia da Fonseca Ferraz. Ela conta que devido a tantos interessados, não foi possível atender a todos. São 23 alunos na primeira semana e 25 na semana seguinte. “Solicitamos uma carta a UFTM com a recomendação de alguns alunos. Para o próximo ano, a intenção é garantir que mais estudantes tenham a oportunidade de participar”, finaliza.

Participam também da comissão organizadora os professores Luiz Carlos Borges Ribeiro, Vicente de Paula Antunes e Denise Teresinha Cardoso.

Museu dos Dinossauros. Na semana passada, foram retomadas as escavações e estudos no Museu dos Dinossauros e no Centro de Pesquisas Price, que estavam paradas desde 2008.  

Para o diretor do Museu, Luiz Carlos Borges Ribeiro, o Proteu é uma das mais importantes ferramentas para divulgar o trabalho de pesquisas e as riquezas de Uberaba. De acordo com ele, outro ponto a ser destacado é a parceria com instituições respeitadas. Ele aproveitou para contar que a preparação para a Semana dos Dinossauros está em ritmo acelerado e concluiu: “Incentivar crianças e jovens ao estudo, ao conhecimento e à pesquisa desde sua formação, faz com que o público juvenil se transforme em adultos diferenciados, movidos pela cultura”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por