SEMINÁRIO

UFTM vai a seminário socioambiental em universidade de Angola, na África

Tito Teixeira
Publicado em 24/06/2023 às 19:46
Compartilhar

A professora Suraya representou a UFTM e a Rede Internacional de Extensão Universitária (Rieu) (Foto/Divulgação)

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) participou do “I Seminário Socioambiental Angola x Brasil: Educação, Meio Ambiente, Tecnologias e Saúde”, na Universidade do Namibe (Uninbe), na cidade de Moçâmedes, em Angola.

O seminário foi uma iniciativa de diversas universidades do Brasil (UTFPR/UEMS/UFTM/UFBA/IFRJ/USP) e de Angola (Uninbe) que integram a Rieu. Teve como principal objetivo reunir, dar visibilidade à extensão universitária internacional e aos atores e grupos envolvidos, para proporcionar a troca de conhecimentos, fomentar a cooperação e fortalecer a formação dos educadores, alunos e demais profissionais de ambos os países.

A professora Suraya representou a UFTM e a Rede Internacional de Extensão Universitária (Rieu) na mesa de abertura do evento, com o tema “Cooperação acadêmica por meio da extensão internacional e de pesquisa conjunta em rede”. As representantes da UFTM integraram a Comissão Organizadora do evento – a Comissão Científica –, apresentaram trabalhos desenvolvidos no âmbito da UFTM e ministraram duas oficinas, sendo a primeira intitulada “A extensão universitária nas áreas de meio ambiente, educação e saúde: impactos na formação e na sociedade e atenção à Saúde”, na qual os participantes puderam construir uma proposta de projeto de extensão de alto impacto social, treinando habilidades de escritas. A segunda oficina, “Rede de atenção à saúde no Brasil: uma experiência do SUS”, levantou discussão sobre o trabalho em equipe e os sistemas públicos de saúde no Brasil e em Angola.

As oficinas alcançaram um público total de 140 participantes, incluindo docentes, técnicos administrativos, discentes de graduação e de nível médio técnico em Saúde, todas com envolvimento, interação e interesse.

“A participação no seminário permitiu visibilidade à UFTM e ao fortalecimento de parcerias com universidades em pelo menos três províncias de Angola: Bengo, Namibe e Huíla, mais um passo para futuros projetos e colaborações internacionais”, comentou Joyce. Durante sua passagem por Angola, a professora Suraya Shimano participou também da 4ª Conferência Internacional de Extensão Universitária, na cidade de Caxito, província do Bengo, apresentando a Rieu na palestra de abertura do evento, que contou com a participação da ministra de Ciência e Tecnologia e da secretária de Estado de Angola.

Representaram a UFTM a professora Suraya Gomes Novais Shimano, docente do curso de Fisioterapia e presidente da Rede Internacional de Extensão Universitária (Rieu), e a enfermeira Joyce Mara Gabriel Duarte, do curso Técnico de Enfermagem (Cefores). 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por