PROCESSO SELETIVO

Últimos dias de inscrição para seleção de cursos de especialização do IFTM

Edital oferta 55 vagas para os cursos de Gestão Ambiental e Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação nos campi Uberaba e Uberlândia Centro. As inscrições seguem abertas até o dia 16 de junho e devem ser feitas exclusivamente pela Internet ao preço de R$60,00

Publicado em 14/06/2023 às 14:47Atualizado em 14/06/2023 às 14:53
Compartilhar

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (Foto/Divulgação)

Seguem abertas até o dia 16 de junho, as inscrições para processo seletivo para ingresso em cursos de especialização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

A seleção oferta 55 vagas para as pós-graduações em Gestão Ambiental: Diagnóstico e Adequação Ambiental, realizada no IFTM Campus Uberaba, e Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação, disponível no IFTM Campus Uberlândia Centro, lembrando que os cursos são 100% presenciais.

Podem concorrer às vagas candidatos que tenham concluído o ensino superior. O curso de Gestão Ambiental é voltado a profissionais graduados em Administração, Agronomia, Direito, Ciências Biológicas, Biologia, Química, Geografia, Geologia, Geoprocessamento, Gestão Ambiental, Engenharias, Economia, Arquitetura e Urbanismo, Saneamento Ambiental, Ciências Sociais, dentre outras formações superiores afins a essas áreas. Já o curso de Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação destina-se a profissionais da Educação ou graduados em qualquer área que tenham a intenção de atuar na Educação Básica ou na Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Inscrições
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Internet, na página de ingresso do IFTM. Custam R$60,00 e são pagas por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) no Banco do Brasil.

O IFTM trabalha com reserva de vagas para ações afirmativas, conforme artigos 12 e 13 da Resolução nº 14/2018, de 27/03/2018. Assim, do total de vagas ofertadas, 20% destinam-se a candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), quilombolas e indígenas independente de renda familiar e escola de origem e 5% para pessoas com deficiência (PcD) independente de renda familiar e escola de origem.

No ato da inscrição, o candidato precisa optar por concorrer no processo seletivo por meio das vagas destinadas a negros, quilombolas e indígenas (NQI), vagas para pessoas com deficiência (PcD) ou pela ampla concorrência (AC), no caso de não enquadramento em nenhuma das opções acima.

Os optantes por participarem da seleção por meio de reserva de vagas deverão, no momento da matrícula, caso sejam aprovados, comprovar as condições a que se autodeclararam na realização da inscrição e que justifiquem o devido direito à vaga reservada. Para mais informações sobre reserva de vagas e grupos de concorrência existentes nos processos seletivos do IFTM, acesse o canal da instituição no YouTube.

Forma de seleção
A seleção dos candidatos é composta por duas fases: a primeira consiste em verificação da Ficha de Análise de Currículo preenchida pelo próprio candidato informando títulos e experiência profissional que possui devidamente comprovados. Essa fase vale 100 pontos. A segunda etapa contempla entrevista virtual com duração média de 20 minutos com arguição do curriculum lattes, da pretensão profissional e da disponibilidade para dedicar-se às atividades do programa. Tal etapa também contabiliza 100 pontos.

Divulgação dos resultados       
O resultado preliminar será divulgado no dia 3 de julho a partir das 17h, e o resultado final, no dia 10 de julho, também a partir do mesmo horário. Ambos serão publicados na página de ingresso do IFTM.

O prazo para interposição de recursos é de 2 dias a contar da data da divulgação do resultado preliminar.

Matrículas
A matrícula da 1ª chamada de aprovados acontece on-line a partir do dia 10 de julho. O link e o Informativo de Matrículas com informações serão divulgados juntamente com o resultado definitivo.

O candidato é responsável por acompanhar o status de sua solicitação de matrícula, tanto no sistema de solicitação de matrículas, como no seu e-mail cadastrado na inscrição, uma vez que o e-mail do subitem 15.10 do edital pode não ser recebido por fatores diversos.

O IFTM não se responsabiliza no caso de o candidato perder o prazo para reenvio de documentos considerados ilegíveis ou enviar documento ilegível novamente. Em hipótese alguma haverá reconvocação de candidato que perdeu prazo de matrícula.

Mais informações, inscrições e edital disponível na página de ingresso do IFTM.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por