Até o fim desta semana serão conhecidas as outras duas escolas municipais beneficiadas pelo projeto Um Computador por Aluno (UCA), da Secretaria de Educação e Cultura. Vinte e duas instituições de ensino da Rede Pública municipal – oito rurais e 14 urbanas – participam de uma gincana organizada pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação da Semec. Objetivo desta atividade é identificar e premiar a escola que realmente quer e faz por merecer os equipamentos, explica o diretor Marcos Bordon.
As escolas terão que cumprir uma série de exigências para conquistar os computadores, mas a maioria delas é realizada ao longo do ano letivo. Conforme esclarece Bordon, o que está sendo solicitado nada mais é do que a obrigação de manter atualizado o projeto pedagógico dentro da área de informática. A exceção fica por conta de atividades como a produção de um jingle sobre os benefícios da informatização, um slogan e uma logomarca sobre o projeto UCA.
Na quinta-feira (16) sairá o nome da escola rural vencedora da gincana e na sexta (17) será conhecida a campeã da zona urbana. Bordon lembra que a Escola Municipal Uberaba será piloto no projeto do Ministério da Educação e Cultura, que disponibiliza um computador por aluno. A instituição de ensino vai receber 500 computadores do Governo Federal para serem utilizados a partir do ano letivo de 2011 – pelos alunos do 6º ao 9º ano – e a PMU vai investir mais de R$ 340 mil para garantir outras mil unidades para as vencedoras da gincana.
De acordo com Bordon, a Prefeitura já fez adesão ao pregão eletrônico do MEC para comprar esses netbooks e a expectativa é de também entrar 2011 com as peças disponíveis para os alunos das outras duas escolas. A aquisição das unidades será feita com recursos próprios ou através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), informa o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Semec.