Mulheres em situação de vulnerabilidade podem retirar absorventes gratuitamente de forma presencial ou virtual pelo Programa de Dignidade Menstrual
Mulheres em situação de vulnerabilidade social em Uberaba podem obter autorização para retirar absorventes nas unidades de saúde do município, seja presencialmente ou pelo aplicativo Meu SUS Digital. A medida integra o Programa de Dignidade Menstrual do Ministério da Saúde.
Até outubro de 2025, a autorização era emitida apenas pelo aplicativo Meu SUS Digital. Agora, as beneficiárias podem solicitar presencialmente em qualquer unidade de saúde.
A diretora de Atenção à Saúde, Aline Tristão, explicou que as equipes da Atenção Primária estão preparadas para orientar sobre o programa e emitir a autorização. “Além disso, a mulher pode aproveitar a oportunidade para tirar dúvidas sobre saúde menstrual e outras questões relacionadas ao autocuidado”, disse.
Cada autorização tem validade de 180 dias ou até a retirada total do número permitido de absorventes, que é de 40 por beneficiária.
Podem participar meninas e mulheres de 10 a 49 anos cadastradas no CadÚnico, que atendam a pelo menos um dos seguintes critérios: renda mensal de até R$ 218,00; estar em situação de rua ou sem limite de renda; ou ser estudante de baixa renda da rede pública, com renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo.
A retirada dos absorventes deve ser feita nas farmácias credenciadas pelo programa Farmácia Popular.