CEFITO

Unidades de saúde terão fitoterápicos feitos por centro de pesquisa da UFTM

Tito Teixeira
Publicado em 11/05/2023 às 20:40
Compartilhar

Centro de Produção e Pesquisa em Fitoterápicos (Foto/Luis Adolfo/ UFTM)

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) inaugura nesta sexta-feira (12) o Centro de Produção e Pesquisa em Fitoterápicos (Cefito), na unidade da Univerdecidade. A iniciativa se dá em parceria com o programa Farmácia Viva, do município, que prevê o repasse da produção de fototerápicos para unidades de saúde e hospitais da cidade.

A UFTM e o governo municipal firmaram acordo de cooperação técnica e científica em junho de 2022 para projetos de fitoterapia. O Cefito é vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas e Naturais (ICBN) e o professor Carlo José Freire de Oliveira, do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia e atual pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFTM, responderá pela administração do Cefito.

Segundo a UFTM, o Cefito tem como proposta ser mais um braço multiusuário da pesquisa, ensino e extensão na Instituição, mas com foco na produção de fitoterápicos e, também, de pesquisas sobre os efeitos desse tipo de tratamento. O local será utilizado para a produção de fitoterápicos liberados para consumo, com o objetivo de atender à demanda de unidades de saúde e hospitalares.

Além disso, será utilizado por pesquisadores interessados nas diversas aplicações para essa área. Entre as atividades previstas, estão a realização de cursos, distribuição de plantas com propriedades fitoterápicas para a comunidade e ações em parceria com equipes de saúde sobre a utilização de fitoterápicos.

O Centro de Produção e Pesquisa em Fitoterápicos Cefito é uma edificação térrea, em estrutura de concreto armado, com área de 358,18 metros quadrados, subdividida em diversos ambientes necessários ao seu funcionamento, respeitando normas e leis vigentes para a área de atuação.

O Cefito contém um conjunto de equipamentos para a produção de fitoterápicos, bem como toda a estrutura geral para acomodação dos servidores e atendimento à comunidade interna e externa.

Para o professor Carlo, Uberaba tem longa tradição de instituições comunitárias e filantrópicas, construindo e estruturando, de forma voluntária, o projeto Farmácia Viva e produzindo fitoterápicos. “A implantação e a estruturação de um centro de produção e pesquisas em fitoterápicos na UFTM, em parceria com a Farmácia Viva no município, abrem uma diversidade de possibilidades tanto na pesquisa quanto no ensino e na extensão nos cursos das diferentes áreas do conhecimento. Mais que isso, aproxima a UFTM da sociedade à medida que produz e entrega diretamente à população medicamentos e informações cientificamente comprovadas sobre fitoterápicos e suas aplicações”, destacou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por