CIDADE

Unificação dos cartões pode ser benéfica

Desde o dia 1º de julho, o comércio já pode utilizar a mesma máquina de cartão de débito e crédito

Publicado em 15/08/2010 às 19:05Atualizado em 20/12/2022 às 04:50
Compartilhar

Desde o dia 1º de julho, o comércio já pode utilizar a mesma máquina de cartão de débito e crédito para bandeiras diferentes. Com isso, o lojista pode alugar apenas uma máquina para operar as transações de cartões de bandeiras diferentes e economizar com o aluguel das máquinas.

Dentro da regulamentação dos cartões, setor que gera grande número de reclamações nos Procons de todo o país, o Banco Central estuda reduzir a quantidade de taxas. Atualmente, há mais de 50 tipos de tarifas no mercado. O número não é exato porque muitas têm a mesma função, mas nomes diferentes de acordo com a bandeira ou o banco emissor do cartão. A Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs) já admite uma redução para algo entre 20 e 30 tarifas.

O diretor do Procon municipal, Sebastião Severino Rosa, conta que os cartões são responsáveis por pelo menos 10% de todas as reclamações feitas no órgão. Para ele, a regulamentação é benéfica para o consumidor. “Alguns cartões cobram taxas de anuidade abusivas. Outros têm taxas mensais, e alguns cobram até por inatividade. É tudo muito mal informado para o consumidor e por qualquer coisinha criam uma nova taxa”, explica Sebastião.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por