Uniube, campus Aeroporto, em Uberaba (Foto/Divulgação)
A Uniube divulgou nesta semana o relatório dos atendimentos realizados durante o primeiro semestre de 2023. O Complexo de Saúde, composto pelas Clínicas Integradas, Instituto Maria Modesto (IMM) e Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), registrou um total de 147.699 atendimentos realizados entre janeiro e julho, incluindo também o atendimento a 5.146 animais no Hospital Veterinário da Uniube (HVU). Além disso, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) prestou assistência a 1.832 pessoas nas cidades de Uberaba e Uberlândia. Durante esse período, a Instituição ofereceu cuidados de saúde e serviços jurídicos a um número expressivo de pessoas, evidenciando seu compromisso com a excelência e a dedicação à prestação de serviços à comunidade.
No primeiro semestre de 2023, as Clínicas Integradas da Uniube atenderam, aproximadamente, 8 mil pessoas, totalizando 73.978 procedimentos nas áreas de Psicologia, Fisioterapia, Odontologia e Saúde Auditiva. Essas clínicas desempenham um papel crucial como campos de estágio direcionados para a capacitação de acadêmicos dessas áreas, além de receber pós-graduandos em diversas especialidades da Odontologia e residentes multiprofissionais.
Já o Hospital Veterinário da Uniube (HVU) realizou 4.866 consultas entre pequenos e grandes animais e 280 consultas de animais silvestres, bem como 2.516 procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos entre pequenos e grandes animais, além de 84 procedimentos cirúrgicos em animais silvestres. Já com exames laboratoriais e de imagem, registramos um total de 19.852 atendimentos. O HVU desempenha um papel fundamental como unidade de saúde animal, integrando o Complexo de Saúde da Uniube. O hospital é reconhecido como um dos maiores hospitais veterinários da América Latina, e é campo de prática do curso de Medicina Veterinária da Uniube, além de ser suporte para Programas de Aprimoramento Profissional (Residência), pesquisa e pós-graduação.
O Instituto Maria Modesto (IMM) realizou aproximadamente 700 consultas com Psicólogos e Assistentes Sociais, contando atualmente com 40 pacientes internados. Desde a inauguração do primeiro Ambulatório de Psiquiatria do município em abril deste ano, o Instituto já atendeu cerca de 1.200 pacientes, contribuindo significativamente para a redução da fila de espera, que anteriormente contabilizava 4 mil pessoas.
Já no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) foram realizados 135.967 atendimentos no primeiro semestre, o que equivale a uma média mensal de 22.661 atendimentos, além de 6.073 cirurgias, com média mensal de 1.012 procedimentos realizados. O MPHU é um hospital de ensino geral, vinculado à Uniube, que presta serviços essenciais à população de Uberaba e região, abrangendo áreas como clínica médica, clínica cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, hemodiálise, ortopedia, pediatria, transplantes, captação de órgãos, diagnósticos laboratoriais e por imagem, ambulatórios, pronto-atendimento, além das áreas administrativas e de apoio.
Segundo o diretor de serviços em saúde, Iraci Neto, a evolução dos números nos atendimentos e procedimentos segue uma estratégia bem definida, e durante este período, foi realizada uma revisão interna dos processos, visando aprimoramentos. "Os resultados do primeiro semestre confirmam nossa trajetória positiva, uma vez que o crescimento nos atendimentos em todas as nossas unidades reflete a crescente confiança da comunidade em nossos serviços. Estamos comprometidos em atender às demandas tanto do sistema de saúde público quanto do privado, avaliando e analisando constantemente o mercado para tomar as melhores decisões institucionais, impactando positivamente a sociedade local e regional. Trabalhamos em colaboração com os gestores das unidades para implementar projetos e mudanças que visam a ágil e eficaz entrega de nossos serviços, sem distinção entre demandas do sistema de saúde público ou privado. Nossa missão é atender a todos com o mesmo nível de qualidade, valor e padrão", destaca Iraci Neto.
No período entre janeiro e julho, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) prestou atendimento a 1.731 indivíduos e conduziu 235 ações em Uberaba, além de atender a 101 pessoas e gerenciar 87 ações em Uberlândia. O NPJ desempenha um papel crucial ao oferecer assistência jurídica às comunidades de baixa renda, abrangendo diversas áreas do Direito, enquanto também serve como campo prático para os estudantes de Direito. O Núcleo é reconhecido pela Portaria nº1886, de dezembro de 1994, que estabelece as diretrizes curriculares e conteúdos mínimos para os cursos de Direito.