A Universidade Federal do Triângulo Mineiro oferece 844 vagas em 24 cursos nas áreas de Saúde, Educação, Ciências Humanas e Tecnologia no vestibular 2011. De acordo com Acir Mário Karwoski, pró-reitor de Ensino da UFTM e coordenador do vestibular, a cada ano a universidade se consolida no cenário regional como uma opção de ensino para os futuros universitários.
“A cada ano ocorre um aumento no número de candidatos por vaga e isso é um reflexo da qualidade do ensino”, afirma. Informações da instituição mostram que só no vestibular de inverno 2010 foram realizadas 6.492 inscrições para 17 cursos. A área de maior interesse dos vestibulandos é a da saúde. No último exame, 115,5 candidatos disputaram uma vaga para o curso de medicina, já o segundo mais concorrido é biomedicina com 10,85 candidatos por vaga, seguido de psicologia com 9,5.
Segundo a assessoria de imprensa, as inscrições para novo vestibular foram abertas ontem, e o candidato tem até o dia 29, às 15h, para se inscrever através dos sites: www.uftm.edu.br – ou www.vunesp.com.br. A taxa de inscrição tem o valor de R$105. Para os treineiros, o valor é de R$80. Cristina Mio, coordenadora do Núcleo de Processos Seletivos, explica quem deve escolher a opção treineiro. “Os treineiros são alunos que ainda cursam o Ensino Médio e fazem a prova para testar os conhecimentos”, conta.
De acordo com a coordenadora, a principal dúvida dos vestibulandos é sobre o aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio. Segundo ela, a nota do Enem é utilizada na primeira fase da avaliação e pesa 50% na nota final da prova de Conhecimentos Gerais.
A UFTM também adota o Programa de Bônus para alunos que cursaram as quatro últimas séries do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio em escola pública, no Brasil. Ele acrescenta 10% na nota final do vestibulando, nas duas fases. Para participar do programa, o candidato deverá fazer a opção no ato da inscrição, e encaminhar até o dia 29, documento comprobatório, histórico escolar ou equivalente, fornecido pela escola ou pela Secretaria de Educação, para a Copec, Comissão Permanente de Concursos Discentes da UFTM.
Fases. O vestibular de 2011 acontece em duas fases. Na primeira etapa, a prova será aplicada nas cidades de Uberaba, São Paulo e Belo Horizonte, no dia 5 de dezembro, com início às 8h30. Já a segunda fase, ocorre somente em Uberaba e acontece no dia 8 de janeiro, das 8h30 às 13h30. A lista dos candidatos convocados para a segunda fase será divulgada a partir do dia 29 de dezembro. Já a divulgação da classificação final na segunda fase acontece a partir do dia 24 de janeiro de 2011.