Usina hidrelétrica de Igarapava (Foto/Divulgação)
A Usina Hidrelétrica de Igarapava está se preparando para realizar mais um simulado de evacuação como parte das ações contínuas previstas em seu Plano de Ação de Emergência (PAE). O exercício está agendado para o dia 16 de setembro, às 8h, e tem como objetivo capacitar a população de Delta e das áreas rurais de Uberaba e Igarapava (SP), que residem nas proximidades do Rio Grande, para agir em situações de emergência e testar as rotas de evacuação e o sistema de alerta por sirenes, que foram implementados em 2019.
Cláudio Antônio da Silva, gerente geral do Consórcio Igarapava, explica que esse simulado é uma ação preventiva e educativa que envolve a comunidade. Embora a participação seja voluntária, a UHE Igarapava enfatiza a importância da capacitação da população. "É essencial que todos estejam familiarizados com os sinais das sirenes, as rotas de evacuação e os pontos de encontro, para promover uma cultura de segurança contínua", ressalta.
O gerente geral também destaca que as barragens continuam estáveis e seguras. A realização periódica dos simulados de evacuação visa garantir o correto funcionamento das sirenes, em conformidade com a legislação vigente. "De acordo com a Aneel, a barragem da Usina Hidrelétrica de Igarapava está classificada na categoria de risco B, o que indica que possui todas as condições de segurança necessárias para operar. Além da capacitação da população, os simulados preventivos servem para verificar se as sirenes nas estações remotas estão recebendo os comandos de acionamento adequadamente. Mesmo em condições de segurança normais, usinas hidrelétricas devem realizar essas ações preventivas", enfatiza.
O simulado será coordenado por um grupo de trabalho composto por Defesas Civis Municipais de Delta, Uberaba e Igarapava, Defesas Civis Estaduais de MG e SP, Corpo de Bombeiros de MG e SP, Polícia Militar e Federal dos estados de MG e SP, Usina Hidrelétrica de Igarapava, Tiro de Guerra de Igarapava, Delta Sucroenergia, Raízen e a população localizada a jusante da UHE Igarapava. Cerca de 50 profissionais estão envolvidos na operação.
Às 8h da manhã, o grupo de trabalho se reunirá no Centro de Comando Geral, localizado no Centro de Eventos de Delta. Às 10h, sob o comando unificado do Corpo de Bombeiros e das Defesas Civis, as 13 sirenes serão acionadas simultaneamente, emitindo alertas em uma ampla área na divisa entre São Paulo e Minas Gerais. A população das áreas afetadas, que já foi previamente informada, deverá seguir as rotas de evacuação em direção aos 28 pontos de encontro definidos antecipadamente no PAE.
Em seguida, sob a coordenação da Defesa Civil, os participantes responderão a questionários para avaliação do simulado e terão a oportunidade de esclarecer dúvidas relacionadas ao Plano de Ação de Emergência.