Buracos e trechos soltos no piso comprometem a passagem de cadeiras de roda, macas e chegam a comprometer a integridade dos usuários, segundo denunciante
Uma das denunciantes contou ter presenciado familiares de um paciente o carregando no colo até o atendimento, por falta de condições estruturais adequadas. (Foto/Reprodução)
Usuário da UPA São Benedito, em Uberaba, relata dificuldades de locomoção dentro da unidade de saúde devido à má conservação do piso. De acordo com os relatos, o revestimento apresenta buracos e trechos soltos, o que estaria comprometendo a passagem de cadeiras de rodas, macas e até colocando em risco a integridade física de pacientes e acompanhantes. A Sociedade Educacional Uberabense (SEU), responsável pela gestão da unidade, informou que providências paliativas estão em andamento, mas ainda não há prazo para a conclusão da correção definitiva.
Uma das denunciantes contou ter presenciado familiares de um paciente o carregando no colo até o atendimento, por falta de condições estruturais adequadas. A situação foi denunciada ao Jornal da Manhã por alguns usuários que estiveram recentemente no local.
Procurada pela reportagem, a SEU informou que o piso foi assentado ainda na gestão anterior e, com a nova diretoria, passou por manutenção, mas voltou a se soltar. Por isso, a Prefeitura de Uberaba já acionou a empresa responsável para realizar a manutenção.
A SEU esclareceu ainda que, com a recente liberação de recursos, foi autorizada a realização de uma intervenção paliativa. A contratação de uma empresa especializada está em andamento, em processo semelhante à licitação, mas ainda não há prazo para conclusão do serviço.
A respeito da estrutura para mobilidade, a SEU declarou que a UPA São Benedito conta com cinco cadeiras de rodas disponíveis, número considerado adequado conforme a demanda. “A gestão da unidade monitora a situação e, caso necessário, poderá providenciar mais cadeiras bem como outros equipamentos para atender os pacientes da melhor maneira possível”, concluiu nota oficial.